Compartilhe este texto

Carta dos Governadores da Amazônia é finalizada e apresentada a ministras do Meio Ambiente e de Relações Institucionais

Por Portal Do Holanda

01/06/2012 16h39 — em
Manaus



O governador Omar Aziz e representantes e chefes do Executivo de oito Estados Amazônia finalizaram, na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, a Carta dos Governadores da Amazônia, que será encaminhada à presidenta Dilma Rousseff. O documento, apresentado às ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Fórum de Governadores da Amazônia, na sede do Governo do Estado, contém demandas dos Estados da região nas áreas de saúde, educação, energia, política fundiária e de ciência e tecnologia, com foco no desenvolvimento sustentável.


Os governadores também devem aprovar, na tarde desta sexta-feira, no último dia do “Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio +20”, o Tropical Hotel Manaus, a Carta da Amazônia da Amazônia Brasileira para a Conferência Rio+20, que acontece entre os dias 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O documento também será entregue à presidenta, a ministros de Estado e representantes do alto escalão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Carta dos Governadores - Após encontro com governadores e as ministras Izabella Teixeira e Ideli Salvatti, para apresentar detalhes da Carta dos Governadores, Omar Aziz destacou que o documento que será levado à presidenta Dilma tem o objetivo comum de desenvolver a região e criar oportunidades aos povos da Amazônia para que tenham qualidade de vida aliada à preservação ambiental.

“Com o esforço feito pelo Governo Federal e governos estaduais da Amazônia, nós conseguimos uma redução no desmatamento nos últimos anos. E esse esforço precisa ser permanente e com novas políticas para o desenvolvimento sustentável”, defendeu o governador, que foi escolhido para falar em nome dos demais representantes do Executivo dos Estados da Amazônia.

Entre pontos defendidos no documento, Omar Aziz destacou a necessidade de soluções para a questão fundiária como fundamental para o desenvolvimento da Amazônia. “Não dá para discutir economia verde sem regularização fundiária. Isso é consenso de todos, nós e o Governo Federal entendemos dessa forma. Por isso esta é uma das prioridades”, frisou.

A ministra Izabella Teixeira elogiou a convergência de prioridades e a visão ampla entre os nove Estados da Amazônia.  De acordo com a ministra, as propostas consideram as questões urbanas como fundamental na política ambiental do país para a região. “A Amazônia não é só floresta. Precisa lidar com a sua população urbana, ter uma estratégia inovadora de gestão nas cidades e também o aspecto relacionado à inovação científica e tecnológica, bem como aos instrumentos de gestão como fundo para questões de emergência”, disse.

Izabella Teixeira também ressaltou que a Carta dos Governadores propõe a criação de um conselho de desenvolvimento sustentável, com a participação dos governos estaduais, municipais e federal, além da sociedade civil, que possa reunir as prioridades da região e buscar mecanismos de implementação. “O que estão propondo não é uma governança  separada. É uma governança única a partir de um modelo de desenvolvimento sustentável que tem a ver com a identidade da Amazônia.  E pedem que a Amazônia se desenvolva segundo a sua filosofia, sua cultura e seu povo, e não em cima de um modelo que vem de fora pra dentro”.

Para a ministra das Relações Institucionais, o encontro com os governadores da Amazônia apontou caminhos importantes para o futuro da região. “Saímos daqui extremamente satisfeitas e vamos solicitar uma audiência com a presidenta Dilma antes da Rio+20 para tratar disso”, disse Ideli Salvatti, ao destacar que a Carta dos Governadores é um consenso e trata de questões prioritárias para a região, como a saúde, educação, ciência e tecnologia, e a regulamentação fundiária. “Sem o reconhecimento da titularidade da terra você não consegue avançar na regularização ambiental, o acesso ao credito. Esse é um dos grandes entraves realçado aqui”, afirmou.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus