Siga o Portal do Holanda

Manaus

Amazonas vai contratar 150 técnicos para assistência rural

Publicado

em

Por

Vislumbrando a ampliação da atividade econômica de cadeias produtivas do Amazonas, o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção Rural (Sepror), vai contratar 150 técnicos especialistas para prestação de assistência técnica a produtores rurais que trabalham com juta e malva, manejo madeireiro, avicultura, pesca e piscicultura, fruticultura e produção de borracha e leite. Os técnicos serão contratados por meio de processo seletivo e a meta é beneficiar 19 mil produtores.


De acordo com a Sepror, a atuação destes profissionais inicia a partir do meio do ano, atendendo uma recomendação do governador Omar Aziz de duplicar a geração de emprego e renda no interior do Estado até 2015. As contratações fazem parte do ‘Projeto Residência Agrária’, conforme anunciou nesta quarta-feira, 21 de março, o titular da Sepror, Eron Bezerra, durante a 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ceater), realizada pelo Governo do Amazonas, no salão de convenções do Hotel Ana Cássia, no Centro de Manaus.
“Esse projeto foi criado justamente para atender a necessidade de se ampliar a geração de emprego e renda no setor primário. E isso depende de auxílio técnico, que será oferecido gratuitamente por esses profissionais aos produtores rurais”, disse Eron. A questão do apoio técnico ao setor primário foi tema central das discussões na 1ª Ceater, que contou com a presença do diretor de assistência técnica e extensão rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Silva.


Beneficiados – No evento, que teve também a participação de produtores rurais representantes de 48 municípios amazonenses, a coordenadora do Projeto de Residência Agrária, da Sepror, Alíria de Noronha, destacou que a estimativa é que cada técnico deverá atenda até cem produtores, beneficiando no total cerca de 19 mil trabalhadores rurais.


“O Governo do Amazonas demonstra que está avançado quando o assunto é estratégia para melhorar a produção no setor primário. Enquanto os demais estados apresentam, nas conferências, propostas de suporte técnico ao trabalhador rural, o Amazonas apresenta um projeto consolidado”, comentou Alíria.


Edital para contratação - A coordenadora informou que a contratação dos técnicos será realizada por meio de processo seletivo em parceria do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).  As diretrizes para contratação estarão dispostas em edital, o qual, segundo ela, está em fase de análise pela assessoria jurídica da Sepror, com previsão para ser lançado no inicio de junho.
“Outro detalhe importante é que os profissionais serão contratados como bolsistas de nível técnico e superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam)”, informou.
 

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.