Siga o Portal do Holanda

Manaus

Amazonas ganha mais uma unidade de produção de alevinos

Publicado

em

Por

Com o objetivo de aumentar a produção de pescado, o Governo do Amazonas   inaugurou a décima Unidade de Produção de Alevinos (UPA) no     município de Manicoré (421 km ao sul de Manaus). Em 20 dias, Borba deve receber estação semelhante.

Fruto de um convênio com o Ministério da Pesca e Aqüicultura no valor de R$ 765 mil, as UPA’s estão sendo construídas em 14 cidades com potencial para a piscicultura. Cada uma tem capacidade para produzir, em média, 21,6 mil toneladas de peixe ao ano e é composta por quatro viveiros de 600 m2, um bloco administrativo com salas para guardar ração e poço artesiano.

De acordo com a secretária executiva da Sepror, Tanara Lauschner, as unidades significam o pontapé inicial de um grande projeto para o interior. “O Governo do Estado não dá o peixe, ele ensina a pescar. Leva oportunidade para o campo”,disse.

O presidente da Cooperativa dos Aquicultores Sustentáveis de Manicoré (Coopasmam), Marcos Sávio, concorda. “Essa estação é um marco histórico para o município. É uma obra estruturante que vai trazer desenvolvimento. É o projeto mais importante da cidade”, ressaltou.

No ano passado, a Coopasmam produziu 103 mil unidades de pescado. Com a UPA, a cooperativa espera produzir 2 milhões de peixes até a metade de 2013.

O secretário Eron Bezerra explica a meta das UPA’s. “Nosso objetivo é aumentar a produção de pescado e descentralizar a produção de alevinos, feita até então somente em Balbina, Presidente Figueiredo”.

A construção das unidades faz parte do programa de expansão da produção, sendo fruto de convênio entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e a Sepror, que objetiva o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado no Amazonas.

Estima-se que a produção de pescado proveniente da piscicultura salte de 3 mil para 10 mil toneladas com as unidades de produção de alevinos. A renda bruta do produtor pode chegar a R$ 15 mil. Pelo menos 600 famílias serão beneficiadas com as estações.
 

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.