Compartilhe este texto

200 acusados de tráfico podem ganhar liberdade por erro do Tribunal de Justiça do Amazonas

Por Portal Do Holanda

09/11/2011 17h18 — em
Amazonas



Cerca de 200  presos em operações da Polícia Civil, depois de um longo trabalho de inteligência, poderão ser colocados em liberdade nas próximas semanas. Isso porque ato da presidência do Tribunal de Justiça  do Amazonas permitiu o direcionamento na distribuição de processos e mexeu nas atribuições de uma única vara criminal:  a 2a Vecute. Os atos praticados pelo juiz Mauro Antony, que também responde pelo Gabinete de Gestão Integrada, e autorizou as escutas telefônica e prisões dos envolvidos, seriam ilegais.

ATENÇÃO: Pode "aumentar o zoom" para obter uma vista mais nítida do  documento

A Portaria da presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas  designando o juiz Mauro Antony para atuar  no Gabinete de Gestão Integrada e ampliando os poderes da 2a Vara de Entorpecentes, é ilegal, segundo o juiz Julião Lemos, para quem  a comptência das varas Especializadas de Uso e Tráfico de Entorpecentes está prevista em lei complementar, não podendo outro ato, portaria, por exemplo " ampliar a competência advinda da lei."

Julião se recusou a receber processo sobre o qual já havia  a chancela do juiz Mauro Antony. O problema também reside na distribuição processual, que não está seguindo os ritos previstos em lei, com os processos sendo direcionados para uma única vara. Os advogados que defendem cerca de 200 presos nas últimas operações  da Polícia Civil alegam que estaria havendo, de forma consentida, fraude na distribuição.

O juizm  Julião Lemos é mais comedido. Ele diz que portaria que ampliou os poderes da 2a Vecute é ilegal. Um argumento forte que leva à conclusão de que as medidas tomadas para autorizar escutas telefônicas e determinar prisões, tomadas pelo juiz Mauro Antony, também não são legais.

Os advogados de cerca de 200 acusados de tráficos, presos depois de terem o sigilo telefônico quebrado, comemoram.
 

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas