Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Uso e descarte de material perfurocortante é tema de palestra em Manaus

Publicado

em

Foto: Flávia Rodrigues / FDT

Profissionais da área da Saúde que atuam na Fundação Doutor Thomas receberam nesta quarta-feira, 24/4, orientações sobre a importância da manipulação e descarte correto de materiais perfurocortantes, em palestra ofertada pela Prefeitura de Manaus.

O objetivo da ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), de acordo com diretora de Departamento Social e de Saúde do Idoso da Fundação Doutor Thomas, Úrsula Lapa, é frisar a necessidade de maior cuidado e atenção no uso e descarte desses materiais, visando o bem-estar de servidores e idosos residentes.

“Além de atender as exigências de segurança do trabalho da FDT, solicitamos esta parceria com a Espi/Semad para prevenir os servidores da instituição que convivem diariamente com esses riscos”, ressalta Lapa.

O palestrante, enfermeiro e especialista em hemodinâmica, André Ribeiro, destaca que materiais perfurocortantes, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, requerem cuidado em seu manuseio, principalmente por envolver o risco de contaminação pelo HIV e pelo vírus da hepatite C.

“Quem produz resíduos, quer seja biológico ou lixo comum, tem que saber para onde e como fazer de forma ideal o descarte desse material para que ele não fique exposto de modo que forneça possíveis doenças. Lavagem das mãos, utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, trabalhar dentro de normas e procedimentos, tudo isso faz parte para que a gente evite a nossa contaminação e de terceiros”, frisa.

Servidora da FDT, a cuidadora de idosos Marivalda da Silva afirma que a palestra foi esclarecedora para o trabalho na instituição. “No cuidado com idosos, quando fazemos a higienização e a alimentação, às vezes também temos contato com materiais perfurocortantes e temos que descartá-los de forma adequada”.

A ação é parte do Programa de Formação do Cuidador e Atenção ao Idoso da Espi/Semad, que terá, até o fim de 2019, novas ações direcionadas à qualificação dos servidores, conforme destaca a diretora-geral da Escola, Stela Cyrino.

“A Espi/Semad fez um levantamento para atender, até o fim de 2019, as demandas por qualificação de todas as secretarias da estrutura municipal, a fim de cumprir a meta estratégica de eficiência em gestão, orientada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto no eixo de qualificação”, finaliza.

 

Se os que morreram em novo massacre no Compaj falassem...

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.