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Urgência e emergência da FCecon classifica riscos para atender mais rápido

Por Portal Do Holanda

30/01/2020 11h09 — em
Amazonas


Pronto Atendimento da FCecon funciona 24 horas, mas usuário deve ter prontuário - Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizou, no ano de 2019, 23,6 mil atendimentos a pacientes no Serviço de Pronto Atendimento do hospital. Voltado a quem faz tratamento na Fundação e está com problemas de saúde de urgência e emergência oncológica, o serviço segue o sistema de Classificação de Risco desde 2018.

A Classificação de Risco é baseada no Protocolo de Manchester e prioriza os quadros de saúde considerados mais críticos, analisando na entrada do paciente no Pronto Atendimento a gravidade dos sintomas apresentados.

O protocolo é definido em cores. Quando o paciente chega até a Urgência, ele se identifica no balcão, com documento com foto e cartão da FCecon e passa pela triagem. O profissional que está na triagem avalia a gravidade do estado de saúde e faz a classificação. Depois disso, o paciente segue seu atendimento com o médico e demais procedimentos necessários.

Classificação 

Definida em cores, a Classificação de Risco determina que a pulseira vermelha é para os casos de emergência. Ou seja, tem prioridade imediata de atendimento os pacientes que chegam à Urgência da FCecon com quadros de parada cardiorrespiratória, insuficiência respiratória aguda e sangramento agudo intenso.

O atendimento para este caso é imediato, pois há risco de morte, explica a gerente do Serviço de Pronto Atendimento da Fundação Cecon, enfermeira Kamila Sena. “Esse paciente vai diretamente para a ‘sala vermelha’, o acompanhante não entra e vai aguardar o boletim médico e da enfermagem na recepção. Enquanto isso, a família é acolhida pelo serviço psicossocial”, afirma Sena.

Serviço

O Pronto Atendimento da FCecon funciona 24 horas, todos os dias da semana, com médicos plantonistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem para dar o atendimento aos pacientes. O setor tem suporte ainda do Serviço Social e da Psicologia do hospital, que diariamente fazem visitas aos internados e prestam informações e auxílio necessários aos pacientes e acompanhantes.

O Serviço de Pronto Atendimento da FCecon é voltado a quem já tem prontuário aberto na instituição. Por isso é necessário que, sempre que houver busca pelo serviço no local, o cidadão traga a carteirinha da Fundação, além do documento de identificação com foto e CPF do paciente e do acompanhante.

Como abrir prontuário

Quem busca tratamento na Fundação deve, em primeiro lugar, passar pela triagem do ambulatório do hospital, onde devem ser levados documentos pessoais, exames que confirmam o câncer ou indicam a suspeita da doença, encaminhamento médico e comprovante de residência.

Com esses documentos, se o cidadão tiver indicação para tratamento contra o câncer, ele é encaminhado para abertura de prontuário. A triagem do ambulatório funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Números

No ano de 2019, 23.658 atendimentos foram realizados no Serviço de Pronto Atendimento da Fundação Cecon, um aumento de 30,1% em relação a 2018, que teve registro de 18.179 atendimentos.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: classifica riscos, cores, fcecon, Urgência e emergência, Amazonas

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