Compartilhe este texto

Teatro Amazonas é iluminado de lilás para alertar sociedade sobre Síndrome de Rett

Por Portal Do Holanda

31/10/2019 9h58 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Teatro Amazonas teve sua fachada toda iluminada em tons de lilás na noite desta quarta-feira (30), em alusão à campanha de conscientização sobre a Síndrome de Rett. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, foi idealizada para conscientizar a sociedade civil acerca da doença, que é uma das doenças raras registradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, a disseminação de informações auxilia as famílias a identificar mais casos e a procurar auxilio.

“Essas famílias precisam saber que podem contar com nosso suporte e atenção. Quanto mais informações sobre a Síndrome de Rett forem divulgadas, mais pessoas saberão aonde recorrer”, frisou.

Na capital do Amazonas, são 12 casos da Síndrome de Rett registrados oficialmente. Durante a programação realizada no Largo de São Sebastião, houve uma roda de conversa entre pais de crianças com a Síndrome de Rett e o público, distribuição de material informativo e soltura de balões.

Para Anne Raquel e Jonilson Prata, pais de Anna Clara, de 8 anos, a divulgação da Síndrome de Rett vai ajudar no diagnóstico precoce. Raquel contou que, por ser mãe de primeira viagem, demorou a detectar sinais da doença, como a demora no desenvolvimento motor. A mãe conta que, após a conclusão do laudo, a família ficou abalada com a notícia e que após três meses resolveu lutar pela melhoria da qualidade de vida de Clara.

A Síndrome de Rett é uma desordem do desenvolvimento neurológico, acometendo em sua maioria crianças do sexo feminino. Compromete progressivamente as funções motora e intelectual, e provoca distúrbios de comportamento e dependência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, Sejusc, Síndrome de rett, teatro amazonas, Amazonas

+ Amazonas