Compartilhe este texto

Susam é acusada de omitir informações sobre falta de medicamentos em unidades de saúde no Amazonas

Por Portal Do Holanda

30/01/2019 20h04 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está sendo investigada por supeita de omitir informações sobre a falta de remédios em unidades de saúde do Amazonas.

A secretaria estaria limitando os funcionários das unidades de saúde de passarem informações sobre estoque de medicamentos e outros problemas ao Ministério Público e pacientes.  Os Ministérios Públicos Estadual e Federal, informaram que existe uma investigação sobre a falta de remédios em hospitais e a crise na saúde, mas que a Susam está dificultando o acesso de informações aos promotores sobre a crise que vive a pasta.

Um ofício do dia 7 de janeiro deste ano viralizou nas redes sociais, nele consta que a diretoria da Maternidade Nazira Daou proíbe os funcionários de informarem aos pacientes e familiares sobre falta de leitos, medicamentos e materiais de procedimentos cirúrgicos.

Duas reuniões foram marcadas na Procuradoria Geral de Justiça com o Secretário de Saúde e Vice-Governador Carlos Almeida, porém ele não compareceu. A ausência de Carlos Almeida, também está sendo investigada.

Segundo a Promotora Silvana Nobre Cabral, Dificultar o acesso das autoridades a informação é crime.

Em entrevista cedida ao Grupo Rede Amazônica, o Governador Wilson Lima disse não saber sobre a ausência de seu vice em reuniões com a Procuradoria Geral de Justiça. Wilson Lima disse ainda que não é um procedimento esconder informações da população nos hospitais: “Eu não tenho conhecimento sobre essa não participação do Carlos Almeida em qualquer reunião que seja, mas nós estamos a disposição, inclusive, os Ministérios Públicos foram convidados para uma reunião, imagino que ele estava em outro compromisso, não tenho conhecimento disso. Não existe nenhuma recomendação nesse sentido. É importante que se converse com o paciente, a gente vai adotar, inclusive, práticas de transparência”, disse..

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: medicamentos, Susam, Amazonas

+ Amazonas