Compartilhe este texto

STJ examina incidência de mais um tributo que afeta a Zona Franca de Manaus

Por Portal Do Holanda

09/05/2019 16h47 — em
Amazonas



Está sob análise da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a incidência da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) nas operações efetivadas com a venda de produtos para empresas que operam na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A análise começou no último dia 7 de maio e foi suspensa pelo pedido de vistas do ministro Napoleão Maia Nunes Filho. A informação é do site Conjur, segundo o qual o relator, ministro Gurgel de Faria, tem parecer favorável à inexigibilidade da contribuição previdenciária instituída pela lei 12.546/2011.

O recurso em análise foi proposto pela Fazenda Nacional contra decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, na qual reconhece a não incidência das receitas advindas das vendas para Zona Franca de Manaus à base de cálculo da CPRB.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: CPRB, incidência, receita, STJ, tributos, zona franca, Amazonas

+ Amazonas