Compartilhe este texto

STJ decide que Defensoria Pública pode ajuizar ação coletiva sobre idosos no Amazonas

Por Portal Do Holanda

20/04/2019 8h35 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A 1º Turma do Supremo Tribunal de Justiça decidiu que a Defensoria Pública tem poder para ajuizar ações coletivas que representem os direitos dos idosos, ainda que estar não estejam legitimadas no Estatuto Idoso.

Isso porque para o STJ, entende que os idosos se enquadram na categoria de “hipervulnerabilidade” e por isso, podem ser representados diretamente pelos defensores públicos. A discussão vaio à tona depois que uma empresa de ônibus entrou com um agravo que pedia ao STJ que negasse a gratuidade de pedágios para os idosos representada pela Defensoria.

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho recusou o pedido da empresa e concluiu que o Estatuto do Idoso e a Lei da Ação Civil Pública criam um "microssistema de tutela coletiva em proteção da população idosa”, seja ela jurídica ou financeira.

O defensor público Maurilio Casas Maia, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), concorda com o magistrado e reitera que o diálogo entre as fontes e órgãos é necessário em causas especiais como estas.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, ZFM, Amazonas

+ Amazonas