Siga o Portal do Holanda

Amazonas

SSP diz que crimes violentos caíram 26% nos cinco primeiros meses do ano em Manaus

Publicado

em

Foto: Portal do Holanda

Manaus/AM - Em cinco meses, os indicadores de Segurança Pública apresentaram redução de até 26% nos registros de crimes violentos em Manaus. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (19), durante coletiva de imprensa na sede

Os dados apontam para queda nos casos de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Além disso, houve aumento na quantidade de armas apreendidas se mais de 500 pessoas foram presas apenas nas operações integradas.

Dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais 9CVLI), que incluem dados de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguida de morte, Manaus registrou queda em todos os indicadores, conforme o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Também houve queda em registros de roubos,  estupro, roubo a ônibus, e roubo e furto de veículos.

De janeiro a maio deste ano, foram registrados 304 homicídios na capital amazonense contra 333 de igual período do ano passado, o que representa uma queda de 8% no acumulado do ano. Somente no mês de maio, a queda foi de 14% se comparado com maio de 2018.

Já os registros de latrocínio tiveram queda de 26%, com 14 registros em 2019 contra 19 registros do ano passado entre os meses de janeiro e maio. Outro indicador em queda foi o de lesão corporal seguida de morte, com redução de 23%. Neste ano, foram dez registrados em cinco meses, contra 13 de um ano atrás.

Os números de Secretaria de Segurança, apontam, ainda, para uma queda dos casos der estupro. Em 2019, foram 345 registros, o que representa uma queda de 15% em relação aos 405 casos de 2018.

Crime que incomada muito a população manauara que depende do transporte coletivo, o roubo aos ônibus teve  uma queda de 38% em cinco meses. No ano passado, até maio, os registros contabilizam 1.263 ocorrências, caindo para 772 neste ano. Apanas no mês de maio a queda foi de 44%.

De maneira geral, considerando os roubos a transeuntes, residências e outros, houve quadra de 12% nos registros deste ano, na capital amazonense, conforme dados do Sisp.

Caiu 38% o número de roubo a veículos e 18% o numero de furtos, em 2019. Em relação a armas de fogo o número deste ano foi 955. O que equivale a 6% a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram recuperadas 902 armas, conforme dados do Setor Balístico do Instituto de Criminalística (IC).

Anitta, um show de gastança inesquecível

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.