Seis pessoas são internadas por suspeita de gripe suína no Amazonas

Por Portal do Holanda

02/01/2018 10h37 — em Amazonas

Foto: Reprodução

Manaus/AM -  Um grupo de seis pessoas vindo do município de Borba, no interior do Amazonas, foi internado nesta segunda-feira (1) no Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, por suspeitas de estarem infectadas com o vírus H1N1, popularmente conhecida como “Gripe Suína”.

De acordo com Bernardino Albuquerque, diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), os pacientes chegaram a unidade com problemas respiratório. Eles passaram por uma bateria de exames e foram medicados em seguida, quatro deles já foram liberados e vão fazer acompanhamento e dois permanecem em observação no hospital.

Albuquerque explica que os resultados dos exames não foram conclusivos e que as amostras de sangue dos “infectados”, estão em análise no laboratório. Segundo o diretor, ainda não é possível confirmar se os casos se tratam ou não do vírus, mas ele adianta que um monitoramento está sendo feito tanto a nível municipal quanto estadual por parte das secretarias de saúde.

Bernardino destacou ainda, que é comum nessa época do ano o surgimento de viroses, devido ao aumento das chuvas e mudanças climáticas. Por isso, é preciso uma análise minuciosa dos casos antes de confirmar o quadro de H1N1. Vale lembrar que apesar de todos os pacientes serem se Borba, eles não possuem qualquer tipo de relação ou parentesco que possa ter facilitado o contágio.

+ Amazonas