Siga o Portal do Holanda

Educação

Protocolo assinado em Manaus prevê intercâmbio entre Ifam e Soka Gakkai

Publicado

em

Na tarde de quinta-feira, dia 22 de agosto, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e a universidade Soka, do Japão, assinaram protocolo de intenções com o objetivo viabilizar acordo de cooperação entre as instituições e possíveis intercâmbios no futuro.

A universidade Soka faz parte do Instituto Soka Gakkai Internacional (SGI) que tem como presidente Daisaku Ikeda, filósofo, poeta e pacifista japonês que fundou o Instituto Soka Gakkai há 44 anos, no dia 26 de janeiro de 1975.

Desde então, Daisaku Ikeda promove uma educação humanística e milita pela promoção da paz mundial. Segundo Daisaku Ikeda “a educação pela paz é meu projeto de vida e é esse legado que pretendo deixar” essa mensagem foi transmitida por Yoshihisa Baba reitor da universidade Soka do Japão que veio ao Brasil representado Daisaku Ikeda.

Durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções o Instituto Federal do Amazonas homenageou Daisaku Ikeda com a placa Nilo Peçanha em comemoração aos 110 anos da rede federal de educação profissional.

O Ifam já atua em parceria com o Instituto Soka Gakkai, desenvolvendo pesquisas voltadas para as áreas de agroecologia e na área de biodiversidade, nas amazonas o Instituto Soka Gakkai está presente através do Cepeam uma área particular de preservação ambiental.

Visitar América do Sul era sonho

Segundo o reitor da Universidade Soka “era um sonho visitar a América do Sul, e esse sonho está sendo realizado na sua plenitude e esse momento proporcionado pelo Ifam enriquece ainda mais essa oportunidade que ficará registra para sempre em minha vida”.

Já o reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, diz que “são oportunidades como essa que nos dão força para continuar lutando pela educação” em seu discurso Castelo Branco destacou que o Ifam e o Instituto Soka Gakkai são como os rios da região, rio Negro e Solimões, pois têm origem e características distintas, porém, em certo momento, unem-se, tornando-se um rio maior ainda , o rio Amazonas, que proporciona beleza e prosperidade por onde passa, congregando as características de dois rios.

Fotos: Rodrigo Fonseca

AMAZÔNIA VIOLENTADA. O direito de respirar de nossos filhos

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.