Siga o Portal do Holanda

Dia de Finados

Prefeitura de Manaus põe 1,2 mil funcionários na organização do Dia de Finados

Publicado

em

Manaus/AM - Uma megaoperação da Prefeitura de Manaus com aproximadamente 1,2 mil trabalhadores de 13 secretarias está mobilizada na organização do Dia de Finados, neste sábado, 2/11, repetindo o esquema já consolidado no município por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Limpeza, trânsito, infraestrutura, fiscalização, policiamento, segurança e pronto-atendimento ao cidadão são os principais pontos de atenção da força-tarefa. Os seis cemitérios localizados na área urbana da cidade devem receber mais de 600 mil visitantes.

Considerada uma das datas de maior mobilização popular na cidade, o Dia de Finados recebe atenção especial da prefeitura neste final de semana. “É uma data muito importante para o prefeito Arthur Virgílio Neto, que, desde o início de sua gestão, busca melhorar a estrutura para receber a população da melhor forma. A orientação é para que atendamos com muito cuidado os visitantes dos cemitérios, até porque é uma data simbólica que mexe com o emocional e a tradição das famílias manauaras”, explicou o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias.

Ao todo, são 10 cemitérios coordenados pela prefeitura. Seis localizados no perímetro urbano e quatro na zona rural. “Todos os espaços já estão limpos e contarão com equipes para fazer manutenção durante o dia de sábado. Após o fechamento dos portões nos cemitérios, nova equipe de limpeza entrará para deixar os locais e os arredores limpos, ao amanhecer”, garantiu Paulo Farias.

Força-tarefa

O esquema especial já montado em anos anteriores foi traçado novamente pela força-tarefa. Na planta de operações, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) prepara programação especial para o transporte coletivo, que inclui a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais. A organização do trânsito da cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, também estará a cargo do órgão, que deve envolver aproximadamente 300 agentes de trânsito.

Assim como faz todos os anos, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) já está atuando há uma semana dentro dos cemitérios, realizando ações de atendimento a famílias com a abordagem social.

A segurança, contenção de qualquer acidente e atendimentos de emergência, tanto na área externa, quanto dentro dos cemitérios serão feitos pela Polícia Militar de Manaus, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Casa Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, todos com efetivos reforçados para este dia e ambulâncias. 

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom

Gente armada causa pânico em boate de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.