Siga o Portal do Holanda

Saúde

Para secretário da Susam do Amazonas, conferência traz saúde mais equitativa

Publicado

em

O secretário estadual de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, afirmou que a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas é a recuperação dos princípios da reforma sanitária brasileira durante a abertura da solenidade na noite de segunda-feira, dia 1º. O evento acontece até 3 de julho no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e reúne cerca de 550 conselheiros municipais de saúde para discutir a política de saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente agrega usuários, prestadores de serviços, trabalhadores e também gestores da saúde para pensar políticas públicas, onde também vem ao escolher delegados que vão para a Conferência Nacional de Saúde levar todas as nossas propostas”, disse Rodrigo Tobias.

De acordo com o secretário, as propostas que vão ser aprovadas durante a 8ª Conferência vão proporcionar uma “saúde pública mais equitativa, mais integral para as populações da Amazônia”. O secretário lembrou que a última conferência aconteceu em 2015, justamente quando iniciou a fase de recessão econômica no País e a crise política que também alcançaram os estados. De lá para cá, quatro governadores estiveram no cargo e pelo menos sete secretários estaduais de saúde, além de operações policiais envolvendo a saúde, o que acabou refletindo na qualidade da saúde no período. “É hora de recomeçar e este é um fórum ideal, porque é democrático, disse o secretário.

A secretária geral da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, Ana Eli Vasconcelos, destacou que o propósito principal da 8ª Conferência é tratar, analisar e aprovar as propostas que vieram das conferências municipais. “Nós estamos aqui com 99% de conferências municipais realizadas apenas um município não realizou a sua conferência, o que é uma pena”, salientou.

Na ocasião, a Conselheira Nacional de Saúde, Vanja Andréa Reis dos Santos, proferiu a Conferência Magna “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, a fim de discutir o que foi desenvolvido durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde e na Constituição Federal, em 1986, para o funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Foto: Cláudio Heittor/Secom

Bolsonaro e Lula são iguais

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORA do H: VANESSA DA SILVA POLLARI, NUTRICIONISTA ESPECIALISTA EM OBESIDADE


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.