Compartilhe este texto

Núcleo de Astronomia da UEA recebe reconhecimento nacional

Por Portal Do Holanda

02/05/2019 17h27 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu o Selo de Certificação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que conferiu ao Núcleo da universidade reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Astronomia, reforçando a responsabilidade na vanguarda científica do Amazonas.

O selo concedido à UEA abrangeu as categorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, por intermédio de uma análise criteriosa da SAB, na qual foram avaliadas as ações e estrutura do Núcleo de Astronomia da universidade, que possui uma constituição multifacetada, composta de planetários digitais móveis localizados em Manaus e Parintins, do Observatório Astronômico, entre outros.

Segundo o professor doutor e coordenador do Nepa, Nélio Sasaki, no Amazonas a diversidade étnica é grande, por isso a educação inclusiva está sempre presente no Núcleo, que utiliza o ensino de Astronomia em várias vertentes, do ensino de Astrobiologia à Astronomia Afro-brasileira.

Para Sasaki, o diálogo com a astronomia é incentivado para envolver a participação e articular envolvimento até mesmo no campo religioso, para minimizar o conflito entre ciência e religião. Ele destaca ainda os projetos para alunos com Síndrome de Down e para a comunidade surda, proporcionando o respeito às diversas maneiras como cada um pode contemplar o céu.

Sobre o Nepa – Inaugurado em 13 de maio de 2013, o Núcleo possui um total de 19 projetos e oferta cursos com ementa própria de Astronomia Fundamental, voltados para a formação de professores e alunos. O Nepa também oferece cursos de capacitação a distância para todo o estado, com uma produção científica correspondente a 20% dos trabalhos nacionais e a 80% dos trabalhos da região Norte.

O Nepa possui 46 integrantes de vários cursos de licenciaturas, que atuam mediante os projetos de extensão em escolas do interior do Amazonas, nas escolas indígenas e comunidades ribeirinhas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: UEA, Amazonas

+ Amazonas