Siga o Portal do Holanda

Jovens são o foco

No Amazonas, ribeirinhos ganham escola de agroecologia e desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Comunitários da região do Médio Juruá, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari, no município de Carauari vão ganhar uma escola que vai oferecer cursos de ensino médio e de educação profissional em técnico em agroecologia e desenvolvimento sustentável para jovens e adultos.

Chamada Casa Familiar Rural (CFR), o espaço que será coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) com o apoio da Natura, tem o objetivo de promover educação focado no campo e na floresta para filhos dos ribeirinhos que querem estudar, mas sem ter a necessidade de migrar para Manaus.

A CFR adota um processo de ensino que utiliza a pedagogia da alternância, em que os alunos permanecem, em média, uma quinzena na CFR e quinze dias na comunidade onde residem seus pais.

O curso técnico em agroecologia e desenvolvimento sustentável abre as atividades da Casa Familiar Rural, ainda no primeiro semestre de 2019. A ementa do curso foi montada a partir da demanda dos próprios estudantes.

As aulas iniciam com seis temas voltados à vocação produtiva da região: agroecologia, implantação e manejo de olericultura, beneficiamento de pescado, manejo de pirarucu, de açaí e de andiroba. A expectativa é fortalecer as cadeias produtivas locais e possibilitar o desenvolvimento de atividades de geração de renda mantendo a floresta em pé.

Omar é meu amigo ...

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.