Compartilhe este texto

Laudo vai determinar possível interdição da Praia da Ponta Negra

Por Portal Do Holanda

07/11/2018 22h09 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus aguarda vistorias e laudos técnicos de órgãos de segurança para avaliar as condições de uso pelos banhistas da Praia da Ponta Negra, na zona Oeste. Equipes técnicas irão até o local nesta quinta-feira(8), para realizar a elaboração de um laudo.

 

A cota do rio Negro alcançou 17,05 metros nesta quarta-feira(7), segundo medição no Porto de Manaus. Conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, a marca de 16 metros é a cota de segurança mínima para a entrada dos banhistas no rio.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, explicou que todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos que já atuam na Ponta Negra irão direcionar suas atividades para orientar e fiscalizar os banhistas.

Antes de tomar qualquer medida, o Implurb, que responde pela gerência do Complexo Turístico Ponta Negra, adotou mecanismos de vistoria, análise e medição da praia com o Corpo de Bombeiros, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Todos já foram oficiados para apresentar laudos sobre as condições da praia perene.

Segundo a Cláusula 1 do TAC, parágrafo 3°, “a interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas”.

"Vamos aguardar o resultado do laudo técnico para tomar as medidas, mas o cuidado é diário, porém existem excessos que tentamos orientar, tanto com bebida, como com crianças. Então, a população também tem que ter os cuidados que orientamos, principalmente, com as placas de sinalizações”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, Telamon Firmino.

Segurança

Os corpos permanentes de segurança da praia da Ponta Negra, incluindo Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atuam dando apoio à retirada de banhistas das águas antes das 17h. Durante a semana, o Corpo de Bombeiros conta com uma equipe de salva-vidas distribuídos, diariamente, na área da praia, por todo o perímetro delimitado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas