Siga o Portal do Holanda

Impacto Ambiental

Interação com botos terá duração de apenas 20 minutos no Amazonas

Publicado

em

Foto: Eustáquio Libório / Portal do Holanda Foto: Eustáquio Libório / Portal do Holanda
Foto: Eustáquio Libório / Portal do Holanda

Investigações na saúde do Amazonas miram parlamentares e empresários


Manaus/AM - Para preservação e o bem-estar dos botos no Amazonas, a interação com os animais passará a ter limitação de apenas 20 minutos de duração e de 80 visitantes diários, após regulamentação discutida entre técnicos da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A decisão foi tomada na última terça-feira (18) e passará a valer a partir de outubro. 

Com a mudança, as atividades com os animais amazônicos passarão a ter no máximo 45 minutos de duração. Esse período abrange 10 minutos para palestras sobre como utilizar o serviço, e 20 minutos com interação em plataforma submersa. Cada espaço poderá receber até 80 visitantes por dia.

Todas as ações visam reduzir o impacto ambiental causado à espécie, principalmente na modalidade de interação, tendo em vista que a atividade é realizada diretamente com o animal, o que causa maior impacto diretamente na natureza.

Segundo Kleber Bechara, técnico da Sema, a novidade do ordenamento será a instalação de câmeras para o monitoramento da atividade. “Esta ação foi uma demanda das comunidades. Um exemplo de interação comunitária”, disse. 

Para o técnico da Sema, o impacto da normatização atua diretamente na vulnerabilidade da comunidades que atuam na prestação de serviços turísticos com rituais indígenas e botos. “Esperamos resultados positivos, pois corrigimos distorções e prejuízos pela falta de ordenamento. Temos a garantia de uma sustentabilidade econômica dessas comunidades”, garante Bechara. 

O ordenamento das atividades com botos prevê ainda, consultoria para processos de interação lúdica e melhorias arquitetônicas, instalação de estação para tratamento de efluentes, programa de estímulo de pesca para a alimentação dos animais e a separação da experiência entre observação e interação.



Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.