Compartilhe este texto

Helso do Carmo: candidato a desembargador que representa os professores de direito

Por Portal Do Holanda

20/04/2018 11h08 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Helso do Carmo Ribeiro será o representante dos advogados que lecionam no Amazonas à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na classe dos advogados. Um grupo com cerca de 60 professores apoiam sua candidatura para levar uma visão mais ampla à Corte. Em entrevista ao Portal do Holanda, Ribeiro disse que se sente acanhado em pedir votos, pois está acostumado a analisar cenários políticos e não em participar de um deles. 

No início deste ano um grupo de advogados que atuam também como professores de várias universidades do Estado decidiu indicar um candidato para a vaga de desembargador do Amazonas. Helso foi o escolhido e se sente orgulhoso prometendo levar mais cultura ao Tribunal. “Me sinto orgulhoso em defender a prerrogativa dos professores. Sempre tive a visão de que a atuação de um magistrado não deve ser restrita a apenas ao direito, tem de ser mais ampla. Quanto mais cultura, melhor”, iniciou. 

O professor, que leciona há mais de 23 anos, cientista político com mestrado em direito é acostumado a analisar cenários políticos, construções de candidaturas, alianças partidárias, mas se sente desconfortável em pedir votos, mesmo que seja para amigos. “Nunca concorri a nada e nunca pedi voto. É horrível você pedir voto. Fico acanhado, acho desconfortável isso. Tudo bem que é na classe e numa pesquisa que foi feita a menor rejeição é a minha”, explicou Ribeiro. 

O diálogo constante com a sociedade e o acesso irrestrito aos colegas de advocacia serão as principais características de Helso do Carmo como desembargador, caso seja eleito. “É difícil o acesso dos advogados à Corte. Acima de tudo quero garantir esse acesso irrestrito aos colegas da advocacia e o diálogo constante com a sociedade”, afirma. Ele completa que sua postura será de sempre agir com ética. 

Helso é conhecido por ser extrovertido, amado por seus alunos, possuir uma vida saudável, ser esportista, praticante de jiu-jitsu e até skatista, por tudo isso prega que seu slogan de campanha pode ser “Mente sã e corpo são”. “Continuo vegetariano há quarenta anos, pratico jiu-jitsu, natação, basquete e sou skatista. Isso não diz respeito a atuação da magistratura, mas acaba ajudando”, frisou. 

No próximo dia 26 de maio está marcada a eleição para escolha da lista sêxtupla dos candidatos ao cargo a desembargador do Amazonas. A escolha será feita por todos os membros da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Amazonas. Com a definição dos seis candidatos, os desembargadores farão nova eleição para definição de uma lista tríplice. A fase final do processo fica a cargo do  governador Amazonino Mendes, que definirá o nome do novo membro da mais alta Corte de Justiça do Estado. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: desembargador TJAM, eleição desembargador, OAB, Amazonas

+ Amazonas