Compartilhe este texto

Governo do Amazonas é multado em R$ 1 milhão por obra da BR-317

Por Portal Do Holanda

22/07/2019 11h22 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Governo do Amazonas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) foram condenados pela Justiça Federal a pagar R$ 1 milhão em indenização por danos ambientais causados em obra de pavimentação da BR-317. A rodovia liga Boca do Acre, no Amazonas, a Rio Branco, no Acre. A sentença foi publicada nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). 

A decisão é do juiz federal substituto Hiram Armênio Pereiro, da 7ª Vara Federal no Amazonas, tendo como base pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, para proteção do patrimônio arqueológico e dos direitos e interesses indígenas, afetados pela obra. 

As obras na BR-317 são realizados desde 1950, que segundo o MPF, vem gerando até hoje danos ambientais como contaminação do solo e assoreamento de curso d’água que afetam os povos indígenas. Na denúncia, ainda há relatos de aumento em processos de grilagem e apropriação de terras no entorno da estrada. 

A decisão do juiz federal foi proferida no dia 10 de julho deste ano, confira: 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, boca do acre, BR-317, justiça federal, Manaus, MPF, TRF1, Amazonas

+ Amazonas