Siga o Portal do Holanda

Normas

FVS orienta sobre regras em velórios e funerais de pessoas mortas por coronavírus no Amazonas

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Globo cria sua 'polícia' para patrulhar redes sociais


Manaus/AM - O velório e enterro de pessoas mortas por coronavírus foram autorizados pela Anvisa nesta semana, segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, em entrevista online neste sábado (28). Porém, existem normas a serem seguidas nas cerimônias. Até a semana passada, os velórios e enterros não eram recomendados e sim a cremação. 

Rosemary Pinto explicou que os velórios só podem ser realizados com a presença de apenas 10 pessoas. Nenhuma pessoa presente pode estar com sintomas de gripes. Todas as pessoas devem ser orientadas sobre os cuidados com a higiene e as funerárias devem disponibilizar local para lavagem das mãos com água, sabão e papel toalha ou álcool em gel para uso frequente. 

A diretora da FVS informou que teve uma reunião neste sábado com agências funerárias no sentido de orientar sobre as novas medidas e preparar esses profissionais, porque existe todo um cuidado para manusear o corpo da pessoa morta pela Covid-19 e sobre os equipamentos adequados para isso.  

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.