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Amazonas

Fapeam promove encontro sobre o novo sistema de avaliação da Capes

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Foto: Érico Xavier

Manaus/AM - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) reuniu na quinta-feira (7) com docentes, coordenadores de cursos, pró-reitores e discentes de pós-graduação para tratar dos “Avanços no Processo de Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (SNPG/Capes)”. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

O assunto foi abordado pela diretora de avaliação da Capes, Sônia Báo, que veio a Manaus a convite da Fapeam. Durante a palestra, Sônia apresentou o panorama da pós-graduação no Brasil e esclareceu pontos importantes sobre as alterações na avaliação da Capes.

A diretora comentou que o Sistema Nacional de Pós-Graduação atualmente conta com 4.593 programas e 6.947 cursos. A região Norte possui 274 programas, sendo 59 do Amazonas. Ela lembrou ainda que, ao final de cada ciclo avaliativo, o sistema de avaliação passa pela revisão dos seus critérios e procedimentos de atualização das ferramentas, o que fez com que o conselho superior da Capes aprovasse, no dia 10 de outubro de 2018, a Proposta de Aprimoramento de Avaliação da Pós-graduação, que visa contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de avaliação e do processo de indução da qualidade da pós-graduação brasileira stricto sensu.

Sônia Báo disse ainda que 90% da pesquisa brasileira é feita atrelada à pós-graduação, e são poucos os institutos de ensino e pesquisa que não têm os cursos. “Os que não possuem têm convênios que trabalham em conjunto com as universidades. A produção de conhecimento e pesquisa no país ocorre no seio das pós-graduações em sua grande maioria”, evidenciou.

PPGs do Amazonas

Na oportunidade, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, reforçou que os Programas de Pós-Graduação (PPGs) do Amazonas  ocupam espaço estratégico para a formação de recursos humanos, e que não é possível avançar sem pessoas capacitadas e qualificadas. Lembrou que atualmente 86% dos cursos ainda se concentram nos conceitos 3 e 4.

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