Compartilhe este texto

Embarcações-recreio são fiscalizadas durante blitz na Praia do Tupé

Por Portal Do Holanda

19/08/2018 22h21 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Embarcações que faziam passeios à Praia do Tupé na manhã deste domingo(19), foram fiscalizadas por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) durante blitz sobre o cumprimento das regras de uso da unidade.

Nesse período, a praia, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, recebe um grande número de visitantes, em embarcações do tipo recreio. A ação foi realizada pelo Departamento de Fiscalização da Semmas, ao longo da manhã de hoje, com foco no combate a poluição sonora decorrente o uso de som excessivo praticado por algumas embarcações. O trabalho contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental.

“Como o período em que o número de visitantes aumenta já começou, devido ao verão, optamos primeiramente por realizar um trabalho de orientação junto a todos os proprietários de embarcações que aportam na Praia do Tupé, para depois, nas próximas ações, aplicarmos as penalidades para quem descumprir as regras”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

No total, cinco embarcações foram abordadas pela equipe de fiscais, na área do lago do Tupé. Em todas, o sistema sonoro foi desligado, em atendimento ao regulamento. Nessa época do ano, os donos de agências de turismo costumam fechar pacotes de passeios para a área, com até 500 passageiros, dependendo do tipo de embarcação.

O uso de som pelos barcos é proibido enquanto estiverem ancorados na praia. A proibição tem como finalidade ordenar o uso da praia, considerada um santuário ecológico. A Resolução 1/2008, que dispõe sobre as regras, foi instituída pelo Conselho Deliberativo da RDS do Tupé, formado por moradores tradicionais da reserva. 

 Além de preencher uma ficha de cadastro, eles firmam um termo em que se comprometem a cumprir as regras vigentes que são não fazer fogo, nem utilizar churrasqueira na área da praia; não utilizar aparelhos sonoros; não atracar em áreas de banhistas (orla); não jogar lixo sobre o solo e na água; não circular com animais domésticos na praia; não utilizar garrafas de vidro na praia, nem pescar, caçar e retirar qualquer material biológico da fauna e flora da unidade de conservação. Os fiscais orientaram também os banhistas na praia. 

Em caso de necessidade de pernoite, o responsável deve dirigir-se à sede da Semmas, na rua Rubídio, 288, Vila da Prata, para efetuar o preenchimento da ficha de autorização de pernoite na praia do tupé. A ficha é disponibilizada também no site da secretaria (semmas.manaus.am.gov.br).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: blitz, fiscalização, semmas, Amazonas

+ Amazonas