Siga o Portal do Holanda

Temporário

Em Manaus, denúncias de irregularidade sanitárias estão sendo atendidas em novo número

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Ouvidoria da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) desativou temporariamente nesta quarta-feira, (24), o atendimento das demandas pelo 0800 092 0123. As denúncias sobre suspeitas de irregularidades sanitárias estão sendo recebidas agora pelo 3216-7756. A mudança se deve à transferência das linhas telefônicas da Visa Manaus para um novo endereço e, de acordo com a direção do órgão, a normalização do serviço deve ocorrer dentro 15 dias.

“Estamos em processo final de adequação do novo prédio, com a instalação de redes e equipamentos essenciais ao funcionamento da Visa Manaus”, explica a diretora Maria do Carmo Leão.

A diretora destaca que o recebimento de denúncias é essencial para controle da qualidade das condições sanitárias dos estabelecimentos de interesse à saúde. “Por isso, manteremos o serviço com o telefone convencional, evitando que os denunciantes precisem se deslocar até a Visa Manaus, para fazer a denúncia ou registrar sua reclamação”, observa.

A fiscal responsável pela Ouvidoria, Nilza Negreiros, informa que, em média, o setor recebe 75 denúncias por mês, com um total de 874 registros no ano passado e 927 em 2017.

Serviços 

Entre as denúncias mais comuns, de acordo com a fiscal, estão as relacionadas a alimentos (validade, procedência e conservação), envolvendo restaurantes, lanchonetes, supermercados, cozinhas industriais, frigoríficos, açougues, bares e pequenos mercados, dentre outros; e as relacionadas a estruturas inadequadas em condomínios, motéis, hotéis, academias e escolas, além de fossas irregulares em terrenos públicos e privados.

Também estão entre as denúncias mais frequentes drogarias que atuam sem licença sanitária, oferecendo serviços não autorizados como venda de antibióticos e aplicação de injetáveis, e ainda salões de beleza não licenciados e sem a correta esterilização de instrumentos como alicates e tesouras.

As denúncias registradas são encaminhadas às gerências responsáveis e apuradas por ordem de prioridade. Caso sejam procedentes, a Visa Manaus notifica o responsável e lavra um Auto de Infração e um Termo de Intimação para correção das irregularidades.

“A apuração de denúncias integra o conjunto de ações de fiscalização sanitária da Visa Manaus, mas também atuamos na esfera da prevenção, com estratégias de orientação e esclarecimentos aos regulados”, destaca a ouvidora.

Se os que morreram em novo massacre no Compaj falassem...

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.