Em 2020 cota máxima do Rio Negro deve atingir 28,3 metros, diz CPRM

Por Portal do Holanda

02/04/2020 8h49 — em Amazonas

Divulgação Defesa Civil AM

Manaus/AM - O nível do Rio Negro neste ano de 2020 deve atingir a cota máxima entre 27,95m e 28,65 m (média 28,30 metros) segundo a primeira previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgada na quarta-feira (1º).

De acordo com o CPRM, a estimativa descarta a possibilidade de cota de emergência na capital do Amazonas, que somente ocorre quando o nível do rio chega aos 29 m e invade a rua dos Barés, no Centro de Manaus.

Ainda segundo o CPRM, a tendência é que o alcance total fique entre a mediana, e o limite superior da faixa de permanência de 15% a 85%. Outros dois eventos de divulgação do alerta vão ocorrer nos dias 30 de abril e 29 de maio, com a atualização das previsões, que podem sofrer alterações caso ocorram chuvas além do que está sendo projetado.

O estudo mostrou também que o Porto de Manaus registra a cota de 25,22 m. O mesmo padrão na cabeceira do Rio Negro, nas estações de São Gabriel da Cachoeira e em Barcelos, onde o rio também está nesta faixa de normalidade. Da mesma forma, na cabeceira do Solimões em Tabatinga, assim como em Fonte Boa e Manacapuru.

 


+ Amazonas