Descarbonização no Amazonas é tema de workshop em Manaus

Por Portal do Holanda

14/02/2020 13h28 — em Amazonas

A secretária adjunta da Sema, Christina Fischer, participa do workshop - Foto: Raquel Mendonça/ADS

Manaus/AM - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está participando do workshop de planejamento do Projeto Trajetórias de Descarbonização no Amazonas. O encontro teve início na quarta-feira (12/02), na sede da Sema, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, e tem como objetivo definir os setores prioritários da economia do Estado que devem reduzir as emissões de carbono a longo prazo.

O evento é coordenado por The Climate Group e executado pelo Winrock international, com apoio da Sema, GCF Task Force e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O trabalho é financiado pela Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (do inglês, Norways International Climate and Forest Initiative - NICFI).

A secretária adjunta da Sema, Christina Fischer, destaca que reduzir os gases do efeito estufa no Amazonas é um compromisso assumido pela atual gestão do Governo do Estado. Segundo ela, o setor agrícola é o que mais demanda atenção.

O principal benefício que o projeto traz, em particular para o Estado do Amazonas, é a geração de uma base analítica para apoiar a decisão informada de desenvolvimento de políticas públicas que levam a redução de gases de efeito estufa, sem sacrificar o desenvolvimento socioeconômico do estado, informou Casarim.

Além da Sema, participaram da oficina representantes da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Idesam, Fieam, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e membros do GCF Task Force.


+ Amazonas