Compartilhe este texto

Deputado propõe que CBA seja integrado ao Ministério da Ciência e Tecnologia

Por Portal Do Holanda

25/02/2019 14h22 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), que é vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ao ministério da Economia, pode ser transferido para o ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), de acordo com proposta apresentada pelo deputado federal Pablo Oliva. O projeto foi levado ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Segundo a proposta, o CBA terá mais autonomia financeira e condições técnicas para desenvolver pesquisas se o órgão for transferido para o MCTI.

“Mostrei ao ministro Marcos Pontes a importância do CBA para o desenvolvimento da pesquisa científica na Amazônia”, explicou o deputado Pablo. “Com a mudança, o CBA terá mais independência e condições de levar à frente projetos e pesquisas que há anos esperam recursos federais”, acrescentou Pablo.

O ministro Marcos Pontes disse que a pesquisa científica na Amazônia precisa de apoio para explorar todo potencial da região. “A biodiversidade amazônica é incalculável. É o sonho de qualquer país que investe em descobertas científicas”, ressaltou o ministro.

Criado há 19 anos, o CBA é vinculado à Suframa, por isso segue as diretrizes orçamentárias e políticas do ministério da Economia.

Para garantir mais autonomia ao CBA, o deputado Pablo disse que defenderá, na Câmara dos Deputados e no Senado, a transferência do órgão para o MCTI.

“Vamos mobilizar a bancada de deputados e senadores do Amazonas para defender a mudança. Quem ganha é a pesquisa científica e a geração de empregos no Amazonas”, planeja Pablo.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: CBA, Manaus, Suframa, Amazonas

+ Amazonas