Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Conselho de Saúde de Manaus empossa conselheiros

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Em comemoração ao 28º aniversário de criação do Controle Social de Manaus (CMS/MAO), foi aberta nesta terça-feira (11), a 14ª Semana do Controle Social que este ano apresenta o tema “Protagonismo do controle social para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”. O evento foi realizado auditório da Universidade Paulista (Unip), bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A Semana do Controle Social se constitui em um espaço de participação da sociedade sobre temas relevantes destinados à criação de políticas públicas de saúde e no fortalecimento e garantia dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Ângela Nascimento, diretora do Departamento de Atenção Primária (DAP), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as palestras e oficinas desenvolvidas durante a Semana do Controle Social irão reforçar a importância da participação da sociedade no acompanhamento das ações de saúde e na discussão de políticas que possam qualificar ainda mais as ações de saúde no âmbito do município.

Além de destacar as realizações ocorridas na atual gestão em busca de um melhor funcionamento da instância do SUS, o presidente do conselho, Jorge Carneiro, incentivou à participação os representantes dos três segmentos que compõem o CMS/MAO formado por gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%). 

Posse

A abertura da 14ª Semana do Controle Social foi seguida da posse oficial de cinco conselheiros, titular e suplente, eleitos pelo voto direto em processo complementar, ocorrido em 24/5, recompondo a representação do segmento de usuários ao triênio 2018/2021.

Foram empossados os conselheiros Lindomar Castilho Barone de Souza, representante suplente das Organizações de Moradores na zona Sul; conselheiro titular Nilton Gama dos Santos e Orivany Silva dos Santos, ambos da zona Centro-Sul; conselheiro titular, João Batista da Costa Paula e a suplente Ana Maria Coelho Marques, de Associações de Pessoas com Patologia; conselheira Ana Cláudia Pereira Martins, representante suplente da Associação de Pessoas com Deficiências; a conselheira titular Helderli Fideliz Castro de Sá Leão Alves e o suplente Michele Barbosa Andrews, representantes de Movimentos Sociais e Populares Organizados.

Moro precisa se afastar do governo

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.