Siga o Portal do Holanda

Violência

Cai 12,6% número de homicídios em Manaus, diz Secretaria de Segurança

Publicado

em

Manaus/AM - O número de prisões relacionadas aos crimes de homicídio, em Manaus, aumentou em 26,1% em 2019, de janeiro a setembro, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). De janeiro até outubro, os homicídios acumulam redução de 12,6% na capital, isso significa 99 mortes a menos que o registrado em igual período de 2018.

Neste ano, foram efetuadas 314 prisões de autores de homicídios de janeiro a setembro, em Manaus, contra 249 presos do mesmo período do ano passado. Grande parte destas prisões é decorrente do trabalho de investigação feito pelos policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Só a DEHS, este ano, efetuou mais de 200 prisões. Maio foi o mês em que a especializada efetuou mais prisões, totalizando 27. Em seguida vêm agosto, com 26 prisões, e janeiro, com 25.

De acordo com o delegado Paulo Martins, titular da especializada, o número expressivo se deve ao foco da equipe em efetivar investigação mais criteriosa. “Esse ano nós procuramos focar as investigações no sentido de identificação dos acusados e, assim que conseguimos qualificá-los, nós procuramos logo representar pelas prisões. Em consequência disso, nós conseguimos um número de prisões elevadíssimo esse ano”, explicou Martins.

Menos mortes

As ações adotadas pela Secretaria de Segurança neste ano já resultaram na redução do número de homicídios ao longo deste ano, que registra 99 casos a menos, na comparação com os dados de 2018. De janeiro a outubro de 2019, o número de homicídios foi de 688, contra 787 de igual período do ano passado.

Mais prisões no interior 

Houve aumento no número de prisões por homicídio também no interior do Amazonas. De janeiro a julho de 2018, as Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) haviam efetuado 60 prisões. Este ano, no mesmo período, o número de prisões por crimes de homicídio saltou para 116, registrando um aumento de 93,3%. 

Foto: Thiago Ribeiro/SSP-AM

Bolsonaro, o capitão que não sabe comandar

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.