Siga o Portal do Holanda

Alvo preferido

Bolsonaro e Paulo Guedes voltam a atacar Zona Franca de Manaus

Publicado

em

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Manaus/AM - O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltaram a falar sobre a redução de imposto que atinge diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM), dessa vez o alvo é a redução a 0% da alíquota do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que mantém o polo de concentrados. A ideia foi discutida na última terça-feira (18), entre Bolsonaro, Guedes e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas, presidida pelo deputado federal de São Paulo, Fausto Pinato (PP). 

Segundo a justificativa do governo, a decisão ampliaria a competitividade entre pequenos e grandes produtores do setor de bebidas no País. Atualmente, a alíquota do IPI esta fixada em 12%, sendo de responsabilidade do presidente a sua manutenção por meio de decreto. 

O senador Omar Aziz (PSD) comentou que a real intenção da medida é acabar com o que foi chamado de “duopólio” da Ambev e Coca-Cola, maiores produtoras de bebidas do País, que estão instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). No governo de Michel Temer, o setor já sofreu uma perda com a alíquota caindo de 20% para 12%. 

A redução da alíquota do IPI a zero é uma das reivindicações da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas, que confia no presidente para decreta-la ainda neste ano. 

Penúltima investida contra a ZFM

A penúltima investida contra a Zona Franca de Manaus foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, em postagem no Twitter, com a decisão de reduzir de 16% para 4% a alíquota de importação dos produtos de informática. A publicação da futura medida ocorreu no último domingo (16). 

Crime organizado infiltrado na política

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.



Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.