Compartilhe este texto

‘Bolsa Creche’ vai aumentar número de vagas para crianças de até 3 anos em Manaus

Por Portal Do Holanda

16/04/2019 15h56 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus vai pagar anuidade para crianças ingressarem em creches particulares e, assim, aumentar o número de vagas disponíveis na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nesta terça-feira (16), durante a inauguração da 18ª creche municipal, na zona Norte. 

O Bolsa Creche, segundo o prefeito, já está com o projeto em andamento e tem um modelo similar aos programas de socioinclusão mantidos pela prefeitura, como o Bolsa Universidade, o Bolsa Idiomas e o Bolsa Pós-Graduação.

“Nós vamos pegar as instituições privadas, submetê-las às análises dos nossos técnicos e, se aprovadas, elas vão aderir a um programa que inclui renúncia fiscal e contrapartidas e, assim, nós vamos colocar mais crianças em creches. Os parceiros devem ter a mesma qualidade dos serviços que são oferecidos pelo município e estar em locais próximos ao nosso público”, explicou Arthur Neto, que estava acompanho da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro. Ainda não há uma data definida para o lançamento do projeto.

Segundo o prefeito, a ideia é compensar as dificuldades que o município tem hoje para construir e manter creches públicas, uma vez que há uma inversão de valores na relação município/governo federal. Na construção das creches o governo federal entra com 55% e o município com 45% do valor total. Enquanto isso, para a manutenção, que é significativamente mais onerosa, a participação do município é de 90% e do governo federal de apenas 10%. Isso significa que, para cada creche inaugurada, há a necessidade de se disponibilizar no orçamento R$ 4 milhões anuais. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bolsa creche, Manaus, Amazonas

+ Amazonas