Atendimento à terceira idade do Abílio Pontes chega a 78 idosos em Manaus

Por Portal do Holanda

17/03/2020 13h43 — em Amazonas

O Abílio Pontes combate a vulnerabilidade social - Foto: Karla Vieira/Fundo Manaus Solidária

Manaus/AM - O Instituto Abílio Pontes, atua desde 2017, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e o combate à vulnerabilidade social no bairro Redenção, na zona Centro-Oeste da cidade. Em 2018, a instituição foi contemplada com o fomento disponibilizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, no valor de R$ 180 mil, o que possibilitou a expansão das atividades.

“É gratificante ver que projetos sociais fomentados pelo Fundo Manaus Solidária estão cumprindo seu papel e dando melhores condições de vida às pessoas, gerando oportunidades que resultarão em um futuro melhor para as pessoas. Mais do que a atenção imediata, a prefeitura, em parceria com as organizações, busca contribuir para mudança de vida e na construção de uma sociedade melhor e mais igualitária para todos. O caminho é longo, mas está sendo construindo e isso é motivo de muita alegria para todos nós”, afirmou a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

O projeto “Despertar da Melhor Idade – envelhecendo com alegria”, contemplado com o fomento, atualmente atende a 78 idosos, que antes estavam em situação de fragilidade física e social. Com o objetivo de oferecer autonomia a essas pessoas, a equipe do instituto procura realizar atividades que trabalhem a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos.

As atividades do projeto, que incluem rodas de conversa, aulas de alfabetização e oficinas lúdicas de ginástica e inclusão digital utilizam materiais adquiridos com recursos do fomento. O repasse também possibilitou a climatização e expansão da estrutura física do local, além do aluguel de ônibus e a compra de equipamentos de informática, que auxiliam na realização das programações.

Passeios externos mensais

Realizados sempre na última sexta-feira do mês, os passeios externos são aguardados com muito entusiasmo pelos idosos. Buscando criar um sentimento de independência, as excursões contribuem para que essas pessoas possam conhecer novos locais, histórias, pessoas e oportunidades. Durante o ano de 2019, o instituto também participou de uma das edições do projeto “Uma Tarde no Museu”, também coordenado pelo Fundo Manaus Solidária, que leva pessoas atendidas por organizações sociais ao Museu da Cidade de Manaus, no centro histórico.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas