Siga o Portal do Holanda

Inativos dos tribunais

Após adesão, Amazonprev passa a gerar contracheques do TJAM e TCE

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Menos de um mês após a assinatura do Termo de Comprometimento entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a migração da folha de pagamentos dos aposentados e pensionistas ao Fundo Previdenciário do Estado (Amazonprev), os contracheques dos poderes já estarão disponíveis para consulta a partir da próxima segunda-feira (24).

Vale lembrar que, apesar do documento ser gerado pela Amazonprev, a consulta aos contracheques pelos inativos dos tribunais deverá ser realizada nos próprios sites das instituições judiciárias. Os pagamentos para aposentados e pensionistas das duas cortes será respectivamente, nos dias 24 (TCE) e 26 de junho (TJAM).

Os Termos de Cumprimento foram assinados no dia 28 de maio pelos presidentes do Tribunal de Justiça, Yêdo Simões; do Tribunal de Contas, Yara Lins; e da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

Legalidade

A migração atende a uma exigência constitucional e é necessária para a manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que garante, entre outros benefícios, o direito do estado de assinar convênios de naturezas diversas.

De acordo com Zogahib, a mudança ajuda na melhoria da gestão dos recursos previdenciários, tornando o sistema mais forte e consolidado e fazendo do Amazonas uma das referências nesse tipo de processo. Ele explica que a Emenda Constitucional 41 modificou o artigo 40, parágrafo 20, da Carta Maior, o que gerou ao estado a obrigação de manter um regime próprio de previdência.

“No ano passado, os poderes assinaram um compromisso junto à Secretaria Nacional de Previdência, para proceder com essa migração até junho de 2019. Além disso, a Lei 9.717 também define esses critérios”, destacou, ao lembrar que a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) foi a primeira a migrar a folha de inativos para a instituição previdenciária do estado.

Anitta, um show de gastança inesquecível

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.