Aplicativo que converte troco de compras em passagem de ônibus conquista mercado em Manaus

Por Portal do Holanda

23/05/2018 17h04 — em Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Entre os cases de sucesso apresentados pelo Programa Sinapse de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), um tem obtido resultados expressivos no mercado. Criado por empresários amazonenses, o aplicativo "Trocados" funciona como uma espécie de "cofrinho". Os usuários podem acumular os trocos que receberiam no comércio ou reverter os valores em recarga de celular e cartão PassaFácil, do transporte coletivo. 

Co-fundador do aplicativo, o empresário Silvestre Paiva explica que a ideia surgiu após um contratempo pelo qual ele passou, quando não pode efetuar uma compra em razão da falta de troco no estabelecimento. A partir daí, ele e os outros dois sócios buscaram uma solução para um problema tão comum no comércio. 

Estabelecimentos adotam aplicativo - Criado oficialmente em abril de 2017 pelos sócios Silvestre Paiva, Amaike Kric e Eric Neves, hoje o aplicativo funciona em 40 estabelecimentos de Manaus, como supermercados, drogarias, restaurantes, lanchonetes e panificadoras. Uma das razões do seu sucesso no mercado é a facilidade de utilização do aplicativo pelos usuários. Já acumula mais de 20 mil trocos comercializados e mais de 10 mil pessoas beneficiadas.

No momento em que o caixa não tiver troco, o cliente informa que deseja recebê-lo no "Trocados". O caixa, por sua vez, deposita o troco no "Trocados", solicitando apenas o número do celular do cliente, que recebe um SMS validando o depósito do seu troco. Em seguida, ele pode acumular e resgatar o seu troco gratuitamente transferindo para uma conta bancária, comprar recargas adicionais de celular e recarregar seu cartão PassaFácil.

Expansão - Entre os planos de expansão do negócio, está a conversão dos trocos dos clientes em corridas no aplicativo de transporte privado urbano Uber, além da reutilização dos valores acumulados em novas compras nos estabelecimentos cadastrados, segundo adianta o empresário Silvestre Paiva.  


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas