Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Amazonas e Japão firmam parceria para erradicação da hanseníase

Publicado

em

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou, nesta quarta-feira (12), tratativas com o governo do Japão para o projeto de parceria voltado à erradicação da hanseníase no Estado.  O projeto foi tratado em reunião entre o secretário estadual de Saúde em exercício, Cassio Roberto do Espírito Santo, e representantes da Embaixada e do Consulado do Japão.

O número de casos de hanseníase está em queda no Amazonas, mas a doença secular ainda preocupa. Conforme balanço da Fuam, ano passado, foram detectados 411 casos da doença, enquanto em 2017 foram 459.

O médico da embaixada japonesa, Hiroyuki Okamoto, destacou que a parceria inicia com a erradicação da hanseníase, que é de mais fácil controle, mas pode ser ampliada para outros agravos. “Esse projeto pode ser usado como modelo e servir de base para o controle e diminuição de casos de outras doenças que afetam o Amazonas, como a tuberculose”, afirmou.

O secretário em exercício sugeriu que ocorressem ações voltadas para intensificar a efetividade do diagnóstico da hanseníase, principalmente no interior do estado. “A gente pode fazer dois tipos de trabalho, um voltado para os agentes comunitários de saúde e outro para os médicos desses municípios para ajudar no melhor diagnóstico”, disse.

O Japão já é parceiro do estado nas ações de controle da hanseníase. Em março desse ano, o governo japonês doou R$ 69,2 mil para a Fundação Alfredo da Matta, para compra de novos equipamentos, estufas e instrumentos para o centro cirúrgico.

 

Presença de Anitta em Parintins mostra o lado ruim da política

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.



Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.