Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Amazonas cai para 7º no ranking de focos de calor na Amazônia Legal, diz pesquisa

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Dos 11.142 focos registrados na Amazônia Legal nos nove primeiros dias de setembro, somente 819 ocorreram no Amazonas, colocando o Estado em 7º no ranking nacional de queimadas. Segundo dados do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas reduziu 73,38% o número de focos de calor em comparação ao mesmo período em 2018, quando foram registrados 3.077 queimadas na região. 

Durante o mês de agosto, o Amazonas estava em 3º no ranking de estados com mais focos. Em setembro, o estado caiu para a 7ª posição. No país, lideram o ranking, entre os dias 1º e 9 de setembro de 2019, os estados de Mato Grosso (4.009 focos), Tocantins (1.734), Pará (1.489), Rondônia (1.150), Maranhão (987) e Acre (931). O Amazonas registrou 819 focos, seguidos dos estados do Amapá, que teve apenas 20 focos, e Roraima, com três.

Estiagem - De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o mês de setembro costuma registrar aumento de queimadas em toda a região amazônica devido à intensificação da estiagem, por isso o órgão continua atento ao monitoramento e segue realizando ações de educação ambiental. 

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, destacou que as ações de fiscalização estão seguindo para outros municípios no sul do Estado, evitando que as queimadas voltem a crescer. 

Bolsonaro e Lula são iguais

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORA do H: VANESSA DA SILVA POLLARI, NUTRICIONISTA ESPECIALISTA EM OBESIDADE


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.