Siga o Portal do Holanda

Universidade

Acadêmicos do Amazonas participam de evento sobre ciência dos alimentos

Publicado

em

 

Manaus/AM - Mais de 20 alunos da graduação em Engenharia de Alimentos da Ufam participaram do 13° Simpósio Latino-Americano de Ciência dos Alimentos (Slaca) em Campinas. O evento é organizado pelos professores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp) e é um dos mais tradicionais na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos no país.

Com a temática ‘O futuro do alimento’, o Slaca deste ano contou com a participação de mais de mil congressistas e pesquisadores de diversos países da América Latina que apresentaram trabalhos sobre processamento e consumo de alimentos. “A temática desta edição do Slaca proporcionou novas percepções em relação a indústria de alimentos pois o engenheiro precisa conhecer tanto o processamento quanto os efeitos dos alimentos na saúde do consumidor”, afirmou Luciedry Carvalho, aluno finalista do curso da Ufam.

Novas experiências permitiram novas visões

A universitária Sara Comapa, do 6° período de Engenharia de Alimentos da Ufam destacou a importância da participação dos alunos de graduação em congressos e eventos da área. “Estes eventos possibilitam que os alunos possam conhecer novas pesquisas na área de alimentos, principalmente em novas tecnologias de processamento que poderão ser utilizadas em frutas e vegetais da nossa região”, destacou a estudante.

Os acadêmicos tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada pelos laboratórios e plantas pilotos da FEA/Unicamp. A aluna Andria Loureiro, do 6° período, salientou a importância da visita a estrutura da Unicamp. “A visita a FEA/Unicamp expandiu as possibilidades dos alunos que querem seguir a carreira acadêmica, podendo realizar o curso de mestrado ou doutorado. A visita possibilitou conhecer novos equipamentos e plantas pilotos para diversas áreas de alimentos como carnes, cereais, leites, métodos de extração e tecnologias emergentes”, salientou a estudante.

Iniciação científica da Ufam tem destaque em evento internacional

Ao todo, os alunos apresentaram 15 trabalhos desenvolvidos nos laboratórios da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/Ufam) com temáticas diversas voltadas para Amazônia, enfatizando o uso de alimentos e microrganismos da região. Os trabalhos apresentados foram oriundos predominantemente dos programas de iniciação científica como o PIBIC e o PIBITI. “O PIBIC/PIBITI possibilita o contato do discente com a pesquisa científica, promovendo novos horizontes, aprofundando o conhecimento e o aprendizado de novas técnicas”, afirmou Joyce Paixão, aluna do 8° período.

Os programas de iniciação científica da Ufam motivam o desenvolvimento de pesquisas voltadas para valorização dos produtos amazônicos, popularizando o regional para o restante do Brasil e também a nível mundial. O professor Pedro Campelo, do curso de Engenharia de Alimentos reforçou a importância de os alunos participarem de eventos científicos. “O aprendizado fora de sala de aula é muito importante para a formação do profissional em Engenharia de Alimentos. Para aqueles que querem seguir carreira na indústria ou em ensino e pesquisa, o contato com novos conhecimentos é essencial para uma formação sólida e diferenciada. O evento serviu para que os participantes tivessem uma visão de que indústria e ciência caminham juntas”, afirmou Pedro Campelo.

Projeto 'ruim prá cachorro' vira Lei no Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.