Compartilhe este texto

438,5 mil adolescentes devem ser vacinados no Amazonas contra o HPV, diz FVS

Por Portal Do Holanda

06/09/2018 18h22 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

A baixa adesão de adolescentes à vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), em todo o País, levou o Ministério da Saúde a lançar uma Campanha Publicitária de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra vírus causador do câncer de colo uterino e vários outros tipos de cânceres em homens e mulheres.  De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM),  a vacina contra o HPV faz parte do calendário de rotina do SUS e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus e dos municípios do interior do Amazonas.

No Amazonas, a cobertura vacinal com a segunda dose está em 44,1% para meninas e 17,3% para meninos, enquanto a meta é 90%. 210,9 mil meninas, de 9 a 14 anos, e 227,6 mil meninos de 11 a 14 anos, num total de 438,5 mil crianças e adolescentes precisam receber a vacina no Estado.Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, a Susam recebe mensalmente as vacinas do Ministério da Saúde e distribui as doses para os municípios, que são responsáveis pela vacinação, mas ainda há resistência na sociedade em relação a esta vacina. Segundo ela é fundamental reforçar a importância da imunização contra o HPV e que a cobertura vacinal só é completa com as duas doses, portanto, quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses para a 2ª dose.

Metade da população de 16 a 25 anos de Manaus, que participou de uma pesquisa do Ministério da Saúde em conjunto com o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS), no ano passado, tem HPV. Dados preliminares apontaram que a prevalência de casos da doença na capital amazonense é de 50,3%, índice um pouco abaixo da média nacional de 54,6%. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório a ser apresentado ao MS até o final deste ano.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina HPV previne vários tipos de cânceres contribuindo com a redução da incidência de cânceres nas mulheres e homens. No mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo Papilomavírus Humano. A vacina utilizada no Brasil previne 70% cânceres do colo útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV16 /18.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, HPV, vacinação, Amazonas

+ Amazonas