Compartilhe este texto

O fim da era Gilberto-Amazonino


Por Raimundo de Holanda

19/10/2016 23h29 — em
Bastidores da Política



Estas eleições de certa forma marcam  o  fim da Era Gilberto-Amazonino na política amazonense, depois de um ‘reinado’ de 29 anos, quase ininterruptos, de seu grupo político . Neste período, de 1983 a 2012, o governo municipal só foi ‘tomado’ deles por duas vezes: com Arthur Neto em 1988 e com Serafim Corrêa em 2004. O detalhe nesta corrida de três décadas e nove disputas pela prefeitura de Manaus, seis diretas e duas indiretas, é que coube ao cacique Negão abrir e fechar o ciclo.

Amazonino venceu a primeira eleição de forma indireta, em 1982, e encerrou a carreira elegendo-se prefeito pela terceira vez em 2008. Luiz Alberto Carijó foi o segundo prefeito eleito indiretamente, para um mandato-tampão em 2004.

Outro detalhe interessante é que o ‘pai de todos’, Gilberto Mestrinho, não venceu nenhuma das eleições que disputou para prefeito de Manaus durante esse período. No auge de sua popularidade e força política, ‘esbarrou’ no jovem Arthur Neto amargando uma derrota surpreendente.

PROTESTOS NO INTERIOR

Protestos de servidores da saúde e pessoas do povo movimentaram ontem a cidade de Eirunepé, na calha do rio Juruá, onde denúncias de desvios de recursos acirraram a revolta popular contra o péssimo atendimento de saúde no município. Os manifestantes cobraram providências do governo para restabelecer o funcionamento das unidades do município, praticamente paralisadas por falta de recursos para a manutenção. 

ROMBO EM IRANDUBA

Servidores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Iranduba realizaram protesto na terça-feira (18) em frente a Câmara de vereadores, reivindicando o pagamento de três meses de salários atrasados e denunciando  demissões em massa promovidas pela prefeita Madalena de Jesus, além de férias vencidas há três meses. O secretário municipal de Saúde, Eudes Fernandes, admite os problemas e aponta um rombo de R$ 1,5 milhão no setor de saúde do município.  

O DILEMA DE SILAS

O deputado Silas Câmara (PRB) é um velho personagem de processos judiciais ainda em tramitação e que podem prescrever. Segundo denúncia do MPF/AM aceita pelo STF em junho de 2009, o deputado-pastor responde por apropriação indevida de salários de assessores de seu gabinete e de contratar, de forma irregular, servidores pertencentes aos quadros da Assembléia Legislativa do Amazonas.

@@@

Os crimes que envolvem Silas com falsificação de documentos também remontam a 2009. Conforme consta do Inquérito 1695 do STF, a numeração da 2ª via da sua carteira de identidade é incompatível com o ano de expedição.

@@@

Silas teria usado essa identidade falsa para lavrar instrumentos públicos de procuração e substabelecimento de procuração relativos à empresa Shequinah Ltda perante o Cartório de 1º Ofício de Notas de Manaus, e ainda para efeito de qualificação pessoal nas alterações do contrato social da empresa Construtiva Materiais para Construção Ltda.

CAIXA MIRA PREFEITOS

A Caixa Econômica vai realizar na sexta-feira, 21, um encontro com os prefeitos do interior do Amazonas eleitos em 2016. Neste encontro a Caixa vai debater necessidades financeiras municipais, e   também ferramentas para a gestão dos futuros prefeitos. Haverá um debate muito importante sobre o programa de habitação federal “Minha Casa Minha Vida” e sua extensão para os municípios. O encontro tem ainda a finalidade de preparar os prefeitos para o Encontro Nacional com a Caixa que acontecerá em, Brasília, 24 a 26 de outubro.

CONTAS FECHADAS

Embora tenha acumulado perdas em torno de R$ 50 milhões, somando 2015 e 2016, devido a redução no repasse constitucional motivada pela queda de arrecadação do Estado, a Assembleia Legislativa vai encerrar mais um ano com suas contas “fechadas”. Isso graças aos ajustes e corte de gastos adotados ao longo dos últimos 22 meses, quando a crise no país chegou ao ponto mais crítico. Ontem o presidente Josué Neto agradeceu aos funcionários e deputados o apoio recebido, mesmo tendo de cortar benefícios salariais e custos essenciais às atividades parlamentares.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.