Compartilhe este texto

Justiça lenta ajuda Silas a escapar da prisão


Por Raimundo de Holanda

18/10/2016 23h21 — em
Bastidores da Política



O pastor e ex-candidato a prefeito de Manaus, Silas Câmara,  não se valeu de Deus ou de um ‘milagre’(?) para escapar da prisão. Mas fez uso do  Foro Privilegiado” para ‘empurrar com a barriga’ um processo de 1997, em que era acusado de uso de documento falso e de falsidade ideológica. Ontem o STF o condenou a cinco anos de reclusão pelo primeiro crime e três anos pelo segundo. Mas a condenação veio tarde.

Os processos estavam prescritos. Contribuiram para isso a lentidão da justiça brasileira  e o  foro privilegiado do deputado. Silas continuará levando a vida como o mais inocente dos homens. Como parlamentar e pastor deveria ser exemplo para o seu rebanho. Não é. 

OLHA O DOUTOR

O mais antigo médico em atividade em Manaus, Wallace Ramos Oliveira recebeu ontem o título de Cidadão do Amazonas, outorgado pela Assembleia Legislativa, depois de mais de 60 anos de atividade profissional em Manaus. Pioneiro no Amazonas como médico e cirurgião obstetra, pelas mãos do dr. Wallace Oliveira chegaram ao mundo milhares de amazonenses, quando ainda os dois grandes hospitais de Manaus se chamavam Santa Casa de Misericórdia e Beneficente Portuguesa. Ao lado pioneiros como Osvaldo Gesta, João Lúcio e outros, ajudou a construir os pilares da medicina moderna no Amazonas.

ASSALTANDO O POVO

Governo em crise financeira assalta o povo. Isso acontece desde os tempos medievais, quando os reis ‘aperreados’ com os tesouros esvaziando mandavam os temíveis cobradores de impostos literalmente assaltar a população com cobranças exorbitantes de tributos. Na crise atual, são os bancos oficiais que mais aumentam suas taxas de juros e entre os cinco grandes, o BB tem o maior juro no financiamento de veículos e a Caixa opera o segundo maior no crédito rotativo do cartão de crédito. Com o governo de Michel Temer e os apertos orçamentários, o movimento ganha velocidade.

SEM O NOME NO SERASA

Os 31 mil contribuintes de Manaus com seus nomes negativados no Serasa por débito com do IPTU, vão ganhar até dezembro uma Câmara de Mediação, que atuará para diminuir o estoque da Dívida Ativa municipal. O projeto em parceria entre a PGM, a Semef e o TJAM está em discussão há dois meses na CMM e em breve entrará em pauta para votação. Por falta de diálogo ou conhecimento esses contribuintes têm seus nomes negativados ou são acionados na justiça. E dentre eles é possível que estejam incluídos contribuintes que tenham direito a remissão ou isenção.

CASO REABERTO

A justiça deverá reabrir o caso do ex-prefeito de Maraã, Cícero Lopes (Pros), assassinado com um tiro de espingarda no dia 28 de março deste ano no município.

@@@

A família de Cícero contratou os serviços da advogada Maria Benigno que já está se movimentando em relação à questão.

@@@

O atual prefeito Luiz Magno Moraes (PT), que era vice de Cícero à época, é um dos suspeitos, já tendo sido ouvido pela Polícia Civil sobre o caso.

FONTES NA CÂMARA

Conforme propositura do vereador Plínio Valério (PSDB), aprovada ontem, o secretário de Segurança do Estado do Amazonas, Sérgio Fontes, comparecerá à Câmara Municipal de Manaus no próximo dia 28 para falar sobre  as ações no combate ao narcotráfico.

@@@

Plínio  diz que o tráfico degrada a família e seduz os jovens, e Sérgio Fontes, segundo ele,  tem feito tudo para conter a violência do crime organizado. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, deputado, igreja assembleia de deus, Manaus, pastor, silas camara, STF

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.