Compartilhe este texto

Nair, a agente infiltrada


Por Raimundo de Holanda

22/09/2016 23h15 — em
Bastidores da Política



A 'manifestação pela verdade' veio um pouco tarde. Envolvida no processo de cassação do governador José Melo  como ‘agente’ na compra de votos nas eleições de 2014, a empresária Nair Blair esperou dois anos para negar tudo e dizer que 'armaram flagrante' para incriminá-la, assim como o irmão de Melo, o coordenador da campanha Evandro Melo. Às vésperas do segundo turno das eleições de 2014,Nair foi presa em flagrante por policiais federais que alegaram ter encontrado dinheiro, documentos, listas de eleitores e recibos com assinaturas de Blair e do irmão do governador. 

Em coletiva de imprensa, ontem, Blair alegou que foi coagida por policiais federais a confessar a suposta  fraude política. "Armaram o flagrante pra mim", disse.  Dois anos depois do ocorrido, não faz sentido a declaração. Nair talvez tenha escondido de novo a verdade: que era uma agente do grupo adversário infiltrada na campanha de Melo.    

LULA E DILMA NÃO VÊM MAIS

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff não virão mais a Manaus ajudar na campanha do deputado estadual José Ricardo Wendling, candidato do PT à prefeitura da capital. A informação é do próprio parlamentar, que contava com a força dos dois nesta reta final da disputa eleitoral.

@@@

Réu na Operação Lava Jato, Lula acaba de visitar quatro cidades cearenses, onde tentou embalar candidatos aliados e insistiu na ladainha de “golpe” para destruir o PT e minar a suas pretensões em relação a 2018.

@@@

Dilma participou de comício no Rio de Janeiro na noite de quarta-feira (21)  em apoio à candidata à prefeitura Jandira Feghali (PCdoB).

DEPOIS DO VOTO, A CONTA

Enquanto a campanha eleitoral distrai a população com pão e circo, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prepara um presente indigesto aos eleitores dos estados do Amazonas e  Roraima.

@@@

A partir de 1º de novembro, a tarifa de energia elétrica para os as distribuidoras Amazonas Energia e Boa Vista Energia (RR) será elevada conforme um índice que será definido em breve. O último aumento, em fevereiro deste ano, foi da ordem de 38,8% para os consumidores residenciais (Classe B1).

JOSUÉ CHORA

O presidente da Assembleia Legislativa,  Josué Neto, chorou urante a apresentação do Coral Mirim do Centro de Artes Cláudio Santoro, na sessão especial proposta por ele para homenagear os 112 anos da Loja Maçônica Grande Oriente do Amazonas. Nas duas apresentações intercaladas, Josué foi às lágrimas diante da apresentação das crianças que fazem parte do coral.  

NOTIFICAÇÃO DO MPF

O Ministério Público notificou governador José Melo para que abra um processo administrativo para apurar a responsabilidade do Instituto Novos Caminhos na contratação de empresas investigadas na operação Maus Caminhos, da Polícia Federal, e pede a aplicação de sanções da Lei Anticorrupção,  que prevê, no artigo 6º, sanções a pessoas jurídicas consideradas responsáveis por atos contra a administração pública. Na Assembleia, a liderança do governo definiu ontem as investigações como motivada pela sonegação de impostos das empresas envolvidas, afirmando que a sonegação é crime e deve ser punidA.

TROPAS FEDERAIS

O TSE aprovou ontem o envio de tropas federais para acompanhar a eleição municipal em 17 municípios do Amazonas. O pedido foi feito pelo TRE-AM, que até o final de agosto recebeu 37 pedidos de municípios do Estado para reforçar a segurança nas eleições de 2016. O número representa 59,7% dos municípios amazonenses. Itacoatiara, Parintins, Benjamin Constant, Carauari, Coari, Lábrea, Maués, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Lábrea, Humaitá, São Paulo de Olivença, Santa Isabel do Rio Negro e Nhamundá. 

GASOLINA ADULTERADA

As denúncias da existência de um cartel de combustíveis no Amazonas que ‘fatura alto’ com o contrabando de gasolina adulterada, imprópria para o uso nos motores nacionais, levaram o deputado Sinésio Campos a apresentar ontem um projeto de lei para proteger o consumidor.  A proposta exige o direito a informações seguras sobre a procedência e a qualidade dos combustíveis comercializados no Amazonas. Nos municípios da fronteira com Peru e Colômbia, o problema é bem visível disse Sinésio.

FAIXA AZUL

A faixa azul ficou está ‘livre’ desde o início da semana e ontem foram analisados os primeiros resultados. Técnicos do Manaustrans avaliaram o tempo de percurso e a satisfação dos usuários, verificando redução de até metade do tempo nos trechos mais curtos, e 40% em média nos trechos mais longos. O sistema, que atinge 54 mil pessoas numa rota da zona Norte ao Centro e 15 mil em outra, da zona Leste ao Centro, obteve boa aceitação de trabalhadores e estudantes que usam o ônibus para se deslocar ao trabalho ou à escola. Além dos ônibus, a faixa azul atende o tráfego dos táxis de Manaus, melhorando tempo e segurança no atendimento.

CPI NÃO AVANÇA

Ontem o pedido de CPI na Assembleia Legislativa, para investigar a saúde no Amazonas virou mais um capítulo, sem conseguir avançar no número de assinaturas para sua efetivação. O requerimento da deputada Alessandra Campelo, que tem como fundamento as investigações da operação Maus Caminhos, da Polícia Federal, só conseguiu quatro assinaturas, das oito necessárias.  

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, ELEIÇÕES 2014, evandro melo, josé melo, Manaus, NAIR BLAIR, Eleições 2014

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.