Mundial de Natação: Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha ganham ouro e prata

afp.com / Javier Soriano
BARCELONA, Catalonia (AFP) - As brasileiras Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha ficaram com o ouro e a prata, respectivamente, na prova de 10km da maratona aquática em mar aberto, nesta terça-feira, no Mundial de Natação de Barcelona.
As duas já haviam subido ao pódio na prova de 5km, quando Poliana conquistou a prata e Ana Marcela o bronze.
O terceiro lugar ficou com a alemã Angela Alexandra Maurer (ouro nos 25km em Roma-2009), a um segundo de Poliana, que terminou a prova com um tempo de 1h58:19.2.
As brasileiras duelaram pela vitória nos últimos 500 metros, nos quais Poliana, de 30 anos, se impôs sobre a jovem Ana Marcela, de 21 anos, por apenas 3 décimos.
"Estou muito emocionada, muito feliz. Todo o trabalho que vinhamos fazendo deu resultado e fico feliz pelo meu treinador, pela federação que me ajudou, pelos patrocinadores", declarou Poliana após a prova.
A nadadora paulista admitiu que, após conquistar a medalha de prata nos 5 km, se via com boas chances de fazer algo importante nos 10 km.
"Nos 5 km eu fiquei em segundo lugar e me sentia muito bem nadando. Em todos os treinamentos eu estava muito bem. No fim, vi que podia vencer", disse.
Poliana buscará agora uma terceira medalha no Mundial de Natação de Barcelona nesta quinta-feira, na prova de 5 km por equipes, na qual participam três nadadoras por país, mas que não contará com Ana Marcela Cunha.
"Estou pronta para um novo desafio, os 5 km por equipes", garantiu Poliana.
As duas nadadoras brasileiras começaram a prova num ritmo lento. Na metade da prova, Ana Marcela era 9ª e Poliana 10ª, distantes da líder, a húngara Eva Risztov, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Ao passar pelos 7,5 km, porém, Poliana e Ana Marcela já ocupavam a 3ª e 4ª posições, respectivamente. A partir daí, passaram ao ataque e logo lideravam a prova, disputando a medalha de ouro até o fim, com Poliana levando o ouro por 3 décimos.
Esta foi a terceira medalha para ambas as nadadoras na história dos Mundiais. Poliana Okimoto já havia conquistado o bronze nos 5 km em Roma-2009, enquanto Ana Marcela Cunha ficou com o ouro nos 25 km em Xangai-2011.
"A estratégia é sempre estar entre as primeiras e, na última volta, forçar mais", explicou Poliana.
Ana Marcela também se mostrou satisfeita, apesar de ter sido superada pela compatriota em ambas as provas de 5 e 10 km.

afp.com / Javier Soriano
"Fico feliz com a prata, apesar de não ter ganho o ouro, já que outra brasileira ganhou, e espero que consigamos repetir estas posições em Copacabana nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016", afirmou.
A jovem brincou se dizendo aliviada com o fato de Poliana não participar da prova dos 25 km, nesta sexta-feira.
"Pelo menos tenho certeza que não ficarei atrás de Poliana mais uma vez", disse sorrindo.
Com três provas em mar aberto a disputar, os 5 km por equipes e os 25 km femininos e masculinos, o Brasil tem grande chance de somar às quatro medalhas conquistadas até agora.
NULL
ASSUNTOS: natação, Esportes