Compartilhe este texto

Sonda da Nasa entra em "modo de segurança" em Marte

Por Portal Do Holanda

08/07/2016 10h09 — em
Mundo



A sonda robótica Curiosity da NASA entrou por precaução em "modo de segurança" nessa primeira semana de julho. Segundo informações oficias liberadas pela Agência Espacial Norte Americana, o rover Curiosity está relativamente estável, e consegue se comunicar com o centro de controle aqui na Terra.



Tudo ocorreu no dia 02 de julho, quando a própria sonda entrou automaticamente no "modo de segurança e de mínima atividade". As razões ainda são desconhecidas, e os engenheiros responsáveis estão trabalhando para entender o que se passa com o robô.

"Informações preliminares indicam uma incompatibilidade inesperada entre o software da câmera e o software de processamento de dados no computador principal", informou a NASA em um comunicado oficial, liberado no dia 06 de julho. "Os passos tomados a curto prazo para que a sonda retome suas atividades por completo já começaram, e estamos solicitando informações e diagnósticos de atividade."


Essa não é a primeira vez que isso acontece. A sonda Curiosity, tem o tamanho aproximado de um automóvel compacto, já entrou três vezes em modo de segurança (todas em 2013), sendo essa a quarta vez. Todas as panes anteriores foram solucionadas, sem qualquer dano permanente.


A sonda Curiosity pousou na Cratera Gale em Marte em agosto de 2012, dando início a uma missão de $2,5 bilhões para determinar se a área poderia ter suportado vida microbiana. As observações da sonda robótica têm revelado que a Cratera Gale já foi o local de antigos sistemas de lagos e fluxos de água potencialmente amigáveis para a vida.

Em setembro de 2014, a sonda Curiosidade chegou na base da montanha de 5 quilômetros de altura, chamada Monte Sharp, que se eleva no centro da Cratera Gale. Desde então, o rover tem explorado a base da montanha, e estudando as camadas de rocha em busca de pistas sobre a história ambiental de Marte.


A equipe da missão Curiosity deseja que o robô faça uma escalada do Monte Sharp, a fim de ajudar os cientistas a entender um pouco mais sobre as grandes mudanças climáticas que transformaram Marte, um mundo úmido, quente e cheio de água há milhões de anos, no local seco, frio e inóspito que conhecemos hoje.


Mas para que a sonda Curiosity consiga avançar mais um grande passo em sua missão, ela deve permanecer funcionando corretamente. Vale lembrar que há poucos dias, a NASA anunciou uma extensão de dois anos para a missão Curiosity, portanto, a sonda mais carismática dos últimos tempos deve continuar suas explorações em solo marciano até 2018... vamos torcer pra que ela volte a funcionar normalmente o mais breve possível.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Nasa, tecnologia, Mundo

+ Mundo