Zelensky diz que é importante que Ucrânia seja ouvida após embate com Trump
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, destacou neste sábado (1º) a importância de não esquecer o sofrimento de seu país e pediu que seus interesses sejam representados mundialmente. "Ninguém deve esquecer da Ucrânia, nem agora nem depois da guerra", afirmou Zelensky em uma publicação nas redes sociais, também divulgando um vídeo de saudação à comunidade ucraniana em Washington.
O comentário veio após um confronto público com Donald Trump na Casa Branca, no dia anterior, onde Trump afirmou que a Ucrânia perderia a guerra se continuasse "valentona" com os EUA. Zelensky, em entrevista à Fox News, reiterou a necessidade de garantias de segurança em qualquer acordo de paz com a Rússia, que invadiu a Ucrânia em 2022.
A disputa com Trump gerou apoio de ucranianos a Zelensky, mas também um clima de incerteza sobre o futuro sem o apoio dos EUA. O jornal ucraniano European Pravda afirmou que o episódio, apesar de prejudicar relações, mostrou que a Ucrânia leva sua soberania a sério.
Enquanto isso, na Rússia, o ex-presidente Dmitri Medvedev declarou que o país está disposto a ser "flexível" nas negociações para o fim da guerra, mas sem abrir mão do controle sobre as regiões ocupadas da Ucrânia.
Em novos ataques, drones russos atingiram um centro médico em Kharkiv, ferindo sete pessoas, e as forças russas tomaram duas cidades na região de Donetsk.
Veja também
Bastidores da Política
O caso Benício e o poder do 'Fantástico' sobre a Polícia, a política e o Judiciário
ASSUNTOS: Mundo