O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou o presidente Lula (PT) ao afirmar que o Brasil tem uma ''aliança com um agressor'', em referência ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.
"Como se pode priorizar a aliança com um agressor?", disse Zelensky ao ser questionado por jornalistas sobre relação com Rússia.
"O Brasil deve estar do nosso lado e dar um ultimato ao agressor [a Rússia]…por que temos de voltar a repetir essas coisas? Pela memória histórica, por temas econômicos? A economia é importante até que chega uma guerra, e quando a guerra chega os valores mudam. Pesam mais as crianças, a família, a vida, só depois está o comércio com a Federação russa", afirmou Zelensky.
"Não entendo. Por que não confirmar [a participação dos presidentes no encontro]? A última sinalização é de que Brasil e China estariam dispostos a participar se a Rússia participar. Mas a Rússia nos atacou. Por acaso o Brasil está mais próximo da Rússia do que da Ucrânia? A Rússia é hoje um país terrorista", questionou Zelensky ao falar sobre a ausência do Brasil na reunião na Suiça.



