Vulcão Etna entra em erupção na Itália e turistas fogem da cratera
O vulcão Etna, localizado na Sicília, no sul da Itália, entrou em erupção na noite de domingo (1º). A atividade sísmica se intensificou nesta segunda-feira (2), provocando um pequeno transbordamento de lava na cratera sul e explosões de intensidade crescente e quase contínuas, segundo a imprensa italiana.
Apesar da força dos tremores, eles permanecem restritos ao cume do vulcão, a cerca de 2.900 metros de altitude, distante de áreas habitadas. Parte da cratera desabou, enquanto turistas que visitavam o local correram para deixar a região, como mostra um vídeo publicado na rede social X pelo francês Aurelien Pouzin.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia elevou o alerta de aviação para o nível máximo, vermelho, devido à emissão de grandes nuvens de fumaça e cinzas visíveis a quilômetros de distância. Ainda assim, o Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, em Catânia, continua operando normalmente até o momento.
O Etna é um dos vulcões mais ativos do mundo e, frequentemente, apresenta episódios de erupção. As autoridades italianas monitoram a situação de perto e orientam que moradores e turistas evitem áreas próximas à cratera.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo