Vídeo capta rio no Texas transbordando e alagando área em 10 minutos
Um vídeo registrou o transbordamento do rio Llano, no Texas, em menos de dez minutos, após fortes chuvas atingirem o estado norte-americano na última sexta-feira (4). As imagens, feitas por uma câmera de segurança, mostram a elevação rápida do nível da água e o alagamento completo de uma travessia. Segundo as autoridades, o rio subiu cerca de 8 metros em apenas 45 minutos.
De acordo com o governador do Texas, Greg Abbott, pelo menos 81 pessoas morreram na tragédia, sendo 28 crianças. Equipes de resgate seguem as buscas por desaparecidos, entre eles dez meninas e uma monitora de um acampamento cristão conhecido como Camp Mystic. Ao menos 41 pessoas ainda não foram encontradas, e a expectativa por sobreviventes diminui com o passar das horas.
O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos alertou para o risco de novas tempestades na região, com possibilidade de até 250 milímetros de chuva em cidades como Austin e San Antonio. O meteorologista Jason Runyen afirmou ao New York Times que o solo está saturado e novas precipitações podem provocar mais inundações.
O vídeo foi gravado por Robert Ivey, que monitora a travessia do rio 24 horas por dia com uma câmera de segurança. O registro mostra o momento em que a travessia foi tomada pelas águas até a interdição do local pelas autoridades, às 17h45, no horário local. As imagens circularam amplamente nas redes sociais e em veículos de imprensa nos Estados Unidos.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo