Vazamento expõe 183 milhões de contas do Gmail, Outlook e Yahoo
Um vazamento de dados expôs informações de pelo menos 183 milhões de contas de usuários do Gmail, Outlook e Yahoo, segundo o site Have I Been Pwned, plataforma que monitora incidentes de segurança digital.
De acordo com a plataforma, o ataque teria sido identificado em abril deste ano, mas uma nova análise revelou a existência de mais 16,4 milhões de contas comprometidas que não haviam sido detectadas anteriormente.
O levantamento aponta que o roubo dos logins e senhas ocorreu por meio de Infostealers, programas maliciosos usados para infectar dispositivos e capturar informações pessoais. Ao invadir o computador da vítima, o malware consegue registrar os dados de acesso digitados em sites e serviços que exigem login, como plataformas de e-mail e lojas virtuais.
O Google confirmou a atualização do banco de dados do Have I Been Pwned, mas esclareceu que nem todas as 183 milhões de contas comprometidas pertencem ao Gmail.
Uma maneira de se proteger é alterar suas senhas imediatamente sempre que houver suspeita de vazamento, a fim de evitar invasões e uso indevido das contas.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo