Início Mundo TV revela última mensagem do submarino desaparecido San Juan
Mundo

TV revela última mensagem do submarino desaparecido San Juan

Revelações

Envie
TV revela última mensagem do submarino desaparecido San Juan
TV revela última mensagem do submarino desaparecido San Juan
Envie

LONDRES — A última mensagem do submarino argentino desaparecido no Atlântico Sul com 44 tripulantes reportou um curto-circuito e um princípio de incêndio nas baterias, segundo o texto revelado pelo canal "A24" de Buenos Aires. No último contato, datado de 15 de novembro, os tripulantes explicavam que a água do mar havia invadido parte do maquinário.

"Entrada de água do mar pelo sistema de ventilação ao tanque de baterias N°3 ocasionou curto-circuito e princípio de incêndio na área das barras de baterias. Baterias de proa fora de serviço. No momento em imersão, propulsando com circuito dividido. Sem novidades de pessoal. Manterei informado", afirma a mensagem do ARA San Juan reproduzida pelo canal.

Trata-se da última comunicação antes da perda de contato com o submarino, que é procurado há 13 dias em uma operação das Forças Armadas argentinas, auxiliadas por frotas de 13 países. A Marinha confirmou, na semana passada, que um estrondo "consistente com uma explosão" foi detectado na região em que a tripulação foi contatada pela última vez, naquela mesma quarta-feira.

A Armada argentina (Marinha de Guerra) havia informado que o submarino reportou uma avaria nas baterias, mas que o problema havia sido corrigido.

Uma das queixas que pesam sobre o almirante Marcelo Eduardo Hipólito Srur, que deve perder o cargo diante da crise, é a Armada ter revelado apenas cinco dias após o desaparecimento que o comandante do submarino havia reportado avarias nas baterias e um curto-circuito a bordo. O comando tinha essa informação, mas demorou a repassá-la ao presidente Mauricio Macri e tentou minimizar o incidente ao desconectá-lo do sumiço. As autoridades argentinas apuram se houve negligência por parte do almirante e dos marinheiros ligados à operação.

A última comunicação foi registrada quando o San Juan navegava pelo Golfo São Jorge, a 450 km da costa argentina. O submarino havia zarpado no domingo, 11 de novembro, de Ushuaia para retornar a Mar del Plata, sua base habitual.

 

Siga-nos no

Google News